13.2.09

Portugal 1 - 0 Finlândia

A equipa das Kinas venceu ontem a Finlândia por 1-0, no Estádio do Algarve, em um jogo amigável. O resultado final foi positivo, o empenho da selecção nacional é que poderia ter sido mais afirmativo. Do apoio nas bancadas ninguém se pode queixar (os comentadores às vezes só estavam bem a domir), os quase 20 mil espectadores presentes fizeram-se ouvir por várias vezes, coisa que normalmente não vejo nos estádios da região centro quando a Selecção lá vai. Vão ao futebol e ficam sentadinhos a olhar apenas para o relvado, qual gritar, ou qual bater palmas? Isso deixam em casa. Adiante!

Oportunidades para golo não faltaram, mas a verdade é para se dizer e na primeira parte o Jääskeläinen defendeu muitíssimo bem e, com isso negou grandes ocasiões a Deco, Hugo Almeida, Cristiano Ronaldo, Duda e Nani. Quem não teve trabalho quase nenhum foi um dos estreantes na "A", o defensor das balizas do SCB, o Eduardo. Teve apenas uma "difícil" intervenção, e essa foi feita com bastante serenidade. Quero-o ver na próxima convocatória!

No intervalo o seleccionador tirou Pepe e Tiago, e fez entrar Raul Meireles e Maniche. No início da segunda metade do jogo houve mais alterações na equipa portuguesa. O primeiro a sair foi o jogador que se encontra no Werder Bremen, e para seu lugar entrou o bracarense Orlando Sá. Um miúdo de 20 anos, meu conhecido, que ainda há meses se encontrava no Maria da Fonte (II Divisão) e ontem teve o privilégio de dividir o campo com o actual melhor jogador do Mundo pela FIFA. Com estas mudanças a Selecção ficou mais energética, mais rápida, mais confiante. O Carlos Queiroz decidiu então mudar de guarda-redes e meteu à prova o jovem Daniel Fernandes, mas também o defesa Paulo Ferreira. Os finlandeses afastaram-se cada vez mais da nossa baliza, mas ainda tiveram tempo de meter o guardião do Bochum um bocado nervoso, até houve uma falhazinha que poderia ter agravado a situação.

O único golo resultou de uma grande penalidade apitada pelo suíço Bertolini, de uma falta sobre o Danny que tinha acabado de entrar em campo (a falta segundos antes sobre o Orlando Sá era mais evidente), marcada pelos pés Cristiano Ronaldo que desta vez me conseguiu surpreender, jogou mais com os colegas, não quis o protagonismo só para ele.

A partida terminou e Portugal não fez uma grande exibição mas conseguiram a vitória e neste momento era o mais importante para a equipa, pois assim vão de cabeça erguida para o encontro contra os suecos a contar para o apuramento do Mundial da África, já no próximo mês no Estádio do Dragão.

(Obrigada às três pessoas que me deixaram comentário no post em relação ao SCP vs SCB. Foram amáveis nas palavras, eu não sou assim tão "pró" na escrita desportiva.)

1 comentário:

Anónimo disse...

Só vi partes do jogo mas do que vi, acho que Portugal poderia ter tido um melhor desempenho. Mas o que interessa é a vitória! Beijinho=)