30.6.10

World Cup 2010 | Acabou-se.


A vizinha Espanha mandou Portugal para casa. Um golo de David Villa em fora-de-jogo foi o único tento que o inspiradíssimo Eduardo sofreu neste Mundial.

Nunca critiquei o Carlos Queiroz mas a derrota de ontem teve a mão dele. As escolhas e opções que tomou não foram as mais acertadas e lógicas. Ter tirado o Hugo Almeida quando ele era o avançado que estava a dar mais trabalho à defesa espanhola não fez qualquer sentido.

Aquela vedeta do Cristiano Ronaldo só tem é paleio para o que lhe interessa, de resto, está-se a marimbar para a Selecção. Não sabe o que diz da boca para fora, muito menos o que faz. Não sente a camisola, não canta o hino nacional, nem tão-pouco joga com entusiasmo pelas cores da nossa nação. É imaturo, não sabe as responsabilidades que tem como capitão da equipa. Como disse o Luís Figo (este sim, tem carácter e foi mesmo um senhor em campo!), um capitão independentemente do insucesso ou sucesso deve sempre defender o grupo, independentemente de sair prejudicado em termos de imagem, e acima de tudo, deve nos momentos difíceis dar a cara pelo grupo. Coisa que o gajo-que-se-porta-como-um-puto-mimado não sabe o que é, nem o faz. Ele tem de perceber que não
está acima de ninguém na equipa. Umas boas lições de humildade são necessárias urgentemente.

Apesar de termos saído desta competição nem tudo foi mau e péssimo (muito, mas muito pior fez a Itália e a França). Vou guardar na minha memória as três primeiras exibições, em destaque para a goleada dos 7-0 frente à Coreia do Norte e o empate a nulo contra a Canarinha que ocupa o primeiro lugar do Ranking da FIFA. Em termos individuais tivemos o Eduardo a brilhar com as excelentes defesas, saindo da prova com apenas um golo sofrido (ainda vai ser o guarda-redes menos batido deste Mundial). É agora cobiçado por meia Europa! E eu como adepta do Braga vou ficar triste por vê-lo sair, mas um triste com cheiro a felicidade porque ele merece dar um salto para um clube maior e de prestígio e por isso só lhe desejo as maiores alegrias a todos os níveis. É um homem com um H grande, e um profissional de alta qualidade!

Outros que se destacaram, que também fizeram a diferença e por isso dou um aplauso: Bruno Alves, Fábio Coentrão, Hugo Almeida, Raul Meireles, Ricardo Carvalho e o Tiago.

Nem imaginam como me soube tão bem este dia de trabalho. Toda a gente me veio dizer que Portugal tem um herói na baliza, e que se todos fossem como ele teríamos ganho a partida. Fiquei tão orgulhosa com estas palavras e comentários de vários colegas de várias nacionalidades que só por isto valeu a pena ter perdido algumas horas a ver este Mundial da África do Sul, Waka, Waka!

6 comentários:

Mary disse...

Eu pessoalmente não conhecia, até porque eu não sou dada lá muito ao futebol (mas se me visses em dias de jogos da selecção não dirias isso) LOL Mas gostei muito do que vi dele e notou-se o quanto ele é dado ao emprego dele depois daquele pranto todo. Tadinho, de todos era o que menos merecia ficar-se por aqui. Tinha muito para nos mostrar ainda. E devia ser proibido marcar golos com o pobre guarda redes no chão! :P

a Gaja disse...

Temos tido uns guarda-redes valentes...foi o Ricardo, agora o Eduardo. Só é pena que os jogadores tenham desanimado em jogo depois do golo.

Martinha disse...

Concordo totalmente! Apesar de ter acabado o Mundial para Portugal, a nossa selecção fez um óptimo campeonato. E de entre os jogadores que louvo a prestação incluem-se os que referiste: o Eduardo (que é mesmo um excelente guarda-redes) Hugo Almeida, Bruno Alves e Fábio Coentrão.

Beijinho *

MarisaSLB disse...

Oi Cid.
Excelente post em honra do grande guarda-redes Eduardo. Foi sem dúvida o homem do Mundial, em conjunto com outros, tal como referiste. No entanto, aqueles que pelo qual tantos davam tanto, nada fizeram. Nisto refiro-me ao Ronaldo, como é óbvio. Simplesmente não jogou nada pela nossa selecção e isso evidenciou-se ainda mais no jogo frente à Espanha. Enfim... Eu também não gostei do Queirós, apesar de o 7-0 me ter dado dúvidas, rapidamente dissipadas posteriormente.
Bju*
E apesar de tudo, PORTUGAL SEMPRE!

Ana Ribeiro disse...

Olá,

Para inserires uma imagem na barra lateral, quando inseres uma mini-aplicação, escolhes imagem e depois é só inserires o link da imagem (se ela for da net) ou podes carregá-la do teu pc.
Depois diz-me se conseguiste, :)

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Nem vou comentar o jogo, que já me chateei que chegue, mas sim, o Eduardo foi mesmo fantástico.
Gostei da nossa imagem do teu blogue. Está bem giro.
Beijocas