9.4.12

UK, Wales & Ireland (Day 1)

Ora bem, isto era para ter sido postado na sexta-feira, mas como a minha sobrinha veio para cá o tempo foi passado com ela. E agora que ela e o resto das visitas da Páscoa já se foram embora é chegada a altura de falar da viagem que fiz há semanas atrás.

Estive em Manchester, que hoje em dia é uma cidade conhecida pelos seus grandes clubes de futebol: o Manchester United e o Manchester City. Eu gosto de futebol, e foi lá que nasceu a  primeira liga de futebol profissional do Mundo, só que não foi essa a razão de ter voado até ao noroeste de Inglaterra.

Manchester by night. @ 22/03/2012

Fiz a viagem com dois colegas de trabalho em prol do Geocaching. Nós trabalhámos o dia inteiro, e após o trabalho fomos para o aeroporto. Tínhamos o voo à tardinha. Aterrámos em Manchester já de noite, mas antes de irmos para o apartamento que reservamos ainda demos uma volta pela cidade. Ao sairmos de Piccadilly, deparamo-nos com estas escadas maravilhosas, com lâmpadas viradas para o chão. Achei isto um máximo. Não é normal encontrar luz em tão baixo nível.

De seguida, o confronto com o trânsito local. Foi difícil e não me habituei nada a ver os automóveis pelo lado esquerdo. É curioso porque em Dublin não tenho qualquer problema, mas em Inglaterra é-me diferente. É caótico aquilo por lá. Tive de andar bem atenta à estrada. Esquerda, direita? Inspira, expira. No meu pensamento só pairava disto. Para quem já sofreu um atropelamento os cuidados são dobrados.

Manchester by night. @ 22/03/2012
Manchester by night. @ 22/03/2012

No século IXX a cidade de Manchester tornou-se conhecida pela sua indústria. É o berço da Revolução Industrial. Entrou para a história ao usar uma máquina de vapor na indústria têxtil pela primeira vez, como também foi a primeira cidade do Mundo a contribuir com o aquecimento global. Foi também em Manchester que surgiu o primeiro caminho-de-ferro do Mundo, ligando a cidade a Liverpool.

Anos mais tarde, outro tipo de revolução trouxe o nome da cidade para os jornais. Graças à explosão musical que saiu dos seus bares/pubs e conquistou o Mundo. Diz-se que em nenhum outro lugar do Planeta se gerou tantas bandas de rock quanto esta. Há quem diga que o ‘M’ de Manchester significa ‘Música’. Os The Smiths, Bee Gees, Take That, Lisa Stanfield.

É uma das mais progressivas cidades da história. À medida que o tempo passa continua a reinventar-se a si mesma, o que se comprova pela estupenda combinação de antigo e moderno por toda a cidade, com edifícios vitorianos a contrastarem com modernas obras-primas em vidro.

5 comentários:

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Isso, faz-me cobiça. Eu só quero viajar, viajar e viajar. Metade da culpa é tua, pá.
Acho que vais gostar de ler o meu último post. Mas shiu, que eu só falo por alto, não quero que se saiba já. ;)

S* disse...

Gosto das duas coisas, mas cidades com monumentos históricos são um encanto!

Anónimo disse...

tb queroooooooo =(
bjs*

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Enviei-te pombo correio. ;)

Vanessa Gonçalves disse...

SORTUDA!!!! lool