26.4.12

Leica de Famalicão

Quando eu andava pelas ruas de Dublin passou uma reportagem no Jornal das 8 da TVI sobre uma fábrica que se situa em Vila Nova de Famalicão, de seu nome Leica. Emprega 650 pessoas, cerca de 50% são mulheres, e produz a mais famosa máquina fotográfica do Mundo, a Leica. No último ano bateu o recorde de facturação com 40 milhões de Euros, distribuiu prémios monetários pelos trabalhadores para compensar os cortes nos subsídios de Natal, e ainda investiu 15 milhões de Euros numa nova unidade moderna que irá substituir a antiga fábrica e criar mais postos de trabalho já neste Verão.

Reportagem no Jornal das 8, na TVI @ 24/03/2012

Toda a gente conhece ou já ouviu falar na máquina fotográfica alemã, aquela que revolucionou o conceito da fotografia e fotojornalismo e está associada a nomes como Cartier-Bresson e Alberto Korda, autor da imagem icónica de Che Guevara. Foi através de uma lente Leica que ficaram para a história muitos dos momentos marcantes do século XX. Para os fotógrafos profissionais as máquinas fotográficas Leica são um objecto de culto. A máquina digital em produção, M9, custa perto de 10 mil Euros sem objectiva. As câmaras são de luxo e têm valores comerciais muito altos. Elas são desde 1973, ano que chegou a Portugal, fabricadas quase inteiramente à mão em Portugal, o que pouca gente sabe porque apesar de ser quase toda feita em Famalicão continua para o Mundo inteiro made in Germany. A referência made in Portugal não tem o valor comercial de made in Germany. Experimentaram mudar mas fez perder 30% de negócio. Elas saem de Portugal rumo à casa-mãe na Alemanha onde recebem alguma tecnologia e colocam a assinatura made in Germany. Esta fábrica, na região do Minho, produz 90% das míticas máquinas fotográficas, faz binóculos e mediadores de distâncias made in Portugal e ainda fornece productos ópticos à casa-mãe na Alemanha como também vende a outros países. A fábrica em Famalicão nunca teve tanto trabalho como agora. É um caso de sucesso em Portugal, com base nos funcionários, e eu fiquei contente por saber que hoje foi notícia na Alemanha, como também pelo corredor da empresa para qual eu trabalho. É importante dizer que Leica é uma marca que está dividida por três empresas totalmente independentes uma das outras. Uma fabrica lentes e máquinas fotográficas, outra faz microscópios e a outra produz equipamentos para topografia/geodesia. 

Adenda: Mais um artigo sobre a empresa.

2 comentários:

S* disse...

Vi essa reportagem e fiquei ainda mais fã da marca. Claro que os tempos mudaram e as máquinas não são exclusivamente portuguesas... mas é uma marca nacional com força internacional.

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Vá lá, ainda nem tudo é mau.
O raio da máquina é que não é para o meu bolso, não senhora. Mas quem me dera.
A menina faz favor de começar a comentar o meu blogue em alemão, que eu já digo e escrevo imensa coisa e só me faz é bem aprender novo vocabulário. Oh pá, nunca pensei atinar com esta língua (bater na madeira 3 vezes, não vá a coisa começar a descambar).
Küssen