17.9.09

Place de la Bastille, Place des Vosges

No dia 14 de julho de 1789 o povo de París saiu às ruas para protestar contra o regime monárquico. Os populares invadiram a fortaleza que simbolizava o absolutismo real, derrubaram a prisão de Bastille e libertaram os presos. A queda deu início à Revolução Francesa, foi o palco histórico do maior acontecimento de França.

A coluna ao centro da praça, a Bastille, é uma homenagem às vitimas e ao evento histórico.

O edifício que aparece por trás da Bastille é o moderníssimo Ópera da Bastilha que foi inaugurado no bicentenário, em 1989, para ser uma alternativa à Ópera Garnier. Uma das maiores atracções é uma sala de espetáculos com capacidade para 2'700 pessoas.






A Palce des Vosges, uma das praças mais antigas de Paris, fica ali ao lado, no bairro do Marais. É um lugar agradável e romântico, com imóveis residenciais de tijolos vermelhos, os prédios são todos da mesma altura com execepção dos pavilhões do Rei e da Rainha, todos protegidos pela lei da protecção dos monumentos nacionais, no centro um jardim com estátuas e fontes. Foi transformada em 1605 pelo rei Henri IV, que a fez um local residencial, criando a Praça Real. Ela foi renomeada Praça dos Vosges em 1800 como honraria ao 1° departamento francês a ter pago os seus impostos. A praça actual recobre 36 pavilhões, entre os quais o pavilhão do Rei, o hotel de Chaulnes e a casa de Victor Hugo, tornando-se um museu.

2 comentários:

Martinha disse...

Um local bem bonito! :)
Beijinho *

Zezé disse...

Infelizmente não vou poder ir...saíram as colocações dos mestrados no porto e tenho que levar as mantas e mantimentos para lá...

tenho pena :(

beijinho e nunca te esqueças...fcp 4ever :P