20.5.09

TRISTE país!

Foi com uma enorme tristeza e indignação que vi a criança "russa" (entre aspas porque ela nasceu em Portugal, não sabe uma única palavra em russo e o pai é ucraniano) que vivia há cinco anos com uma família de acolhimento portuguesa, ser retirada da maneira que foi, à força. A decisão do tribunal de menores é incompreensível. Disseram que tudo foi tomado a pensar no interesse da própria criança. Hello?! Onde é que está aqui o interesse? Expliquem-me, por favor, porque eu não o consigo encontrar. A Alexandra (era a Xana para as pessoas mais próximas) chorava, gritava e recusava-se a sair do automóvel, da família que sempre teve e conheceu em toda a sua vida. Uma imagem que jamais esquecerei; chocante. Uma pequena indefesa sem qualquer direito de respeito e opção.

O juíz decidiu entregar a menina à mãe biológica que a rejeitou este tempo todo. Deu-a à luz, entregou-a à família de Barcelos porque não tinha nenhumas condições de a tratar (a mãe morava na rua como prostituta) e de longe a longe, quando se lembrava e lhe convinha a visitava à casa dos pais afectivos. De resto, zero. Ao fim deste tempo todo aparece para a levar para a Rússia. Um país que a Alexandra desconhece, para uma casa e pessoas que nunca viu antes, e o pior é que não sabe uma única palavra naquela língua. E quem a aceitou quando a mãe biológica não a quis, teve com com ela quando a menina estava doente, quando chorava, quando precisava de um carinho? O casal de Barcelos que a acolheu dando-lhe todo o amor possível. E agora um juíz decide entregar a miúda a uma pobre mulher? Só espero que não seja apenas um capricho por parte dela, mas infelizmente tenho as minhas sérias dúvidas.

Tudo de bom, Xaninha!

7 comentários:

Anónimo disse...

Realmente, uma situação muito lamentável.
Agora há uma coisa que não podemos esquecer, famílias de acolhimento são isso mesmo: famílias que acolhem crianças até que os pais tenham possibilidade de voltar a educá-las. Não deve ser fácil assumir que não se tem condições para criar um filho..
Espero que de facto a mãe biológica tenha conseguido reunir condições para ter a filha novamente.

E que a criança apesar de tudo venha a ser feliz.

Beijinho*

M. disse...

É triste existirem pessoas que não querem os filhos quando estes nascem e dps passado alguns anos lembram-se que afinal eles existem e os pais adoptivos que tanto amor e carinho deram à criança nestes momentos vêem-se completamente desamparados, já para não falar na menina :S

***

dragao vila pouca disse...

É uma situação muito complicada que não me atrevo a julgar.

Preparada para ir ao mais belo Estádio do Mundo?

Beijinhos

Anónimo disse...

Tambem li a noticia e fiquei bastante triste pelos erros constantes que se insistem em cometer! =/ beijinho

Vânia disse...

Há coisas neste pequeno rectângulo à beira-mar plantado que eu nunca vou entender...
Indignação.... é tudo o que posso dizer...

clipsdevidro disse...

É um episódio lamentável, mais um. O nosso país teima em não mudar.***

Kxt disse...

Foi mt chato isto q aconteceu..mas n cabia ao tribunal português julgar a mãe. Cabe a assistência social de lá averiguar o caso e retirar-lhes a menina! N culpo qem tomou a decisão pq devolveu a menina a mãe..