21.5.09

Curiosidade?

Enquanto me vou ausentar por uns dias, vou deixar aqui uma pergunta que eu vi no blogue da Patrícia (espero que não leve a mal) e achei interessante: O que é que vocês gostariam de saber sobre mim? Quando eu regressar das minhas merecidas férias, responderei às questões.

20.5.09

TRISTE país!

Foi com uma enorme tristeza e indignação que vi a criança "russa" (entre aspas porque ela nasceu em Portugal, não sabe uma única palavra em russo e o pai é ucraniano) que vivia há cinco anos com uma família de acolhimento portuguesa, ser retirada da maneira que foi, à força. A decisão do tribunal de menores é incompreensível. Disseram que tudo foi tomado a pensar no interesse da própria criança. Hello?! Onde é que está aqui o interesse? Expliquem-me, por favor, porque eu não o consigo encontrar. A Alexandra (era a Xana para as pessoas mais próximas) chorava, gritava e recusava-se a sair do automóvel, da família que sempre teve e conheceu em toda a sua vida. Uma imagem que jamais esquecerei; chocante. Uma pequena indefesa sem qualquer direito de respeito e opção.

O juíz decidiu entregar a menina à mãe biológica que a rejeitou este tempo todo. Deu-a à luz, entregou-a à família de Barcelos porque não tinha nenhumas condições de a tratar (a mãe morava na rua como prostituta) e de longe a longe, quando se lembrava e lhe convinha a visitava à casa dos pais afectivos. De resto, zero. Ao fim deste tempo todo aparece para a levar para a Rússia. Um país que a Alexandra desconhece, para uma casa e pessoas que nunca viu antes, e o pior é que não sabe uma única palavra naquela língua. E quem a aceitou quando a mãe biológica não a quis, teve com com ela quando a menina estava doente, quando chorava, quando precisava de um carinho? O casal de Barcelos que a acolheu dando-lhe todo o amor possível. E agora um juíz decide entregar a miúda a uma pobre mulher? Só espero que não seja apenas um capricho por parte dela, mas infelizmente tenho as minhas sérias dúvidas.

Tudo de bom, Xaninha!

19.5.09

Os lugares


A mascotezinha, na minha postagem sobre o cartão da TAP, perguntou-me para onde é que eu vou em breve. Pois bem, resolvi lançar um joguito! Neste slide aqui em cima, estão cinco imagens de cinco cidades por onde eu vou andar. Quem conseguir descobrir todas elas irá receber qualquer coisinha da minha parte, mas que eu ainda não sei bem o quê. xD

Sei também que ainda estou em falta sobre a ida a Paris. Ainda não postei sobre todos os sítios que passei, mas logo que eu tiver tempo farei isso. Não está esquecido.

18.5.09

SC Braga 1 - 3 OFERTAS

Sobre o jogo da penúltima jornada da Liga Sagres, em Braga, não há muito a dizer. Os Minhotos entraram em campo com a melhor defesa do campeonato, mas os três golos oferecidos de mão beijada à equipa visitante deixaram-nos novamente para trás. O meio campo, na primeira parte, não rendeu nada. O Filipe Oliveira e o Mossóro não conjugaram. O Rentería voltou a falhar um golo certo, e o árbitro não nos deu o penalty criado pelo Jorge Ribeiro, ao cortar uma bola com o braço dentro da grande área depois de um canto chutado. Ele vai com o braço à bola, e não o contrário. Os dois golos a abrir condicionaram a equipa para o resto do jogo, isso é bem claro. Mas quando há azar um nunca vem só, e logo ao começar a segunda parte, André Leone falhou e o Benfica marcou o terceiro. Mau, muito mau. Podia-se ter feito mais um bocado, acabou por ser um jogo tão fraco. O pouco prazer que houve aconteceu durante os primeiros 45 minutos, e foi a equipa da casa a mostrá-lo. A equipa de Lisboa limitou-se a marcar as bolas que o Braga lhes deu, e nada mais. Todos aqueles que disserem que os encarnados fizeram uma boa exibição, como eu já li em alguns jornais desportivos, não devem perceber nada de futebol. O SLB não jogou nadinha, mostraram o mau futebol que se viu durante toda esta época. Se não fossem as ajudas, acabariam atrás de Braga e Nacional. Relembro que a par do FCP, os Gverreiros do Minho foram o plantel que mais espectáculo ofereceu e futebol jogou esta temporada! Se o Benfica tivesse jogado assim, nem quero imaginar, todas as semanas era elogiado pelo tal facto. De certeza. E já agora, o Jorge Jesus errou muito na equipa que apresentou ontem. Deixou de fora de campo dois dos melhores e mais experientes jogadores do Braga, e caiu na armadilha que os jornalistas montaram com as constantes notícias, todas de maneiras diferentes, sobre um eventual interesse da parte do SLB para treinar o clube da Luz na próxima época. O objectivo era destabilizar, e conseguiram. E o Mister mostrou que é fraco nesse aspecto. Os discursos que teve durante a semana não foram os melhores. O mais positivo deste jogo foi ver pouquíssimos lampiões no estádio, o que só demonstra que cada vez há menos benfiquistas e biclubistas. Braga já não é uma cidade encarnada. A vitória ficou para o público do SC Braga.

17.5.09

ESC 2009 | Terminou

A Noruega foi a grande vencedora da edição do Festival Eurovisão da Canção 2009. Ficou com 387 pontos, o número mais elevado de pontos que um país alguma vez recebeu. Em 2.º lugar ficou a Islândia, seguida do Azerbaijão. Portugal ficou em 15.º lugar, tendo recebido 57 pontos. Se vermos bem, o 15° lugar num total de 42 países não é nada mau de todo e, até poderíamos ter ficado em 14° se os próprios habitantes de Portugal não tivessem dado a pontuação máxima à Moldávia. Mais uma vez; que pontaria. Mas votaram bem, essa canção era das minhas eleitas a vencer! ;-)


 
Como já confessei aqui, não atinei logo com a nossa escolha. Dia após dia aprendi a gostar mais da nossa canção (até já a meti no meu mp3 para ir ouvindo quando estiver a sobrevoar os céus da Europa Ocidental/Península Ibérica), e ouvindo muitas vezes não cansa e torna-se num vício. Como eu esperava antes, a Daniela na grande final não desafinou, libertou-se e cantou suavemente, porém faltou-lhe mais felicidade na interpretação, na cara como nos brindou na final lusa. E o rodopio? Ficou tão bonito na passada terça-feira. Senti a falta disso, conjugava bem com o estilo da música. Aqueles dois "uh" que a nossa vocalista decidiu incluir na actuação é que eram escusados.
De qualquer forma, no fim de tudo, acho que ficámos muitíssimo bem classificados, uma vez que o ano passado, com uma canção fortíssima e que não deixava ninguém indiferentes, independentemente dos gostos particulares de cada um, só conseguimos ficar duas posições acima na tabela. PARABÉNS aos Flor-de-Lis, souberam mostrar que não são necessárias boa figura, saltos acrobáticos, berros monumentais ou estrelas internacionais para uma representação coberta de dignidade. Gostei imenso de ver os xailes nacionais pendurados nos pratos da bateria, e adorei a energia e dança do Pedro Marques nos batuques, o sorriso constante da Ana Sofia no acordeão e do Jorge Marques a tocar o cavaquinho! Foi uma doçura. Valeu!

É de realçar que na primeira Semi-Final ficamos em 8° lugar, sendo a Finlândia salva pelo júri (que curiosamente ficou em último lugar na grandiosa Final, e também era das minhas favoritas a ganhar!). Estranho é a Alemanha nos ter dado sete pontos, e na noite de sábado nenhum voto. A Croácia foi a seleccionada dos jurados na segunda Semi-Final, que também ficou atrás de Portugal na classificação geral. A Macedónia é que não deve estar a achar piada a esta nova ideia da ESC. É que, mais uma vez atingiu o 10° lugar, mas foi trocada por outro país para a Final.

16.5.09

ESC 2009 | Olhos postos na Arena Olímpica

 
[ É hoje, a grande FINAL @ Moscovo, Rússia ]

Eu até já tenho medo de escrever o que quer que seja a cerca da edição deste ano do Festival da Eurovisão. Primeiro, fartei-me de criticar a escolha de Portugal. Achava que a música não nos iria favorecer na Europa. Agora, já sinto o contrário, apesar de ser um folk tradicional lusitano a "Todas As Ruas Do Amor" tem sido muito bem apoiada além fronteiras. É que Portugal passou à final sem qualquer voto de Espanha, pois o país não votou na primeira Semi-Final. O que me deixa orgulhosa. Na Semi-Final de terça-feira a Daniela não esteve a 100%. O nervosismo de início e a desafinação estragaram a actuação. A atmosfera positiva esteve lá, as flores e as cores escolhidas deram um ar alegre e querido ao palco, os sorrisos e a felicidade estiveram estampados nos seus rostos dos restantes membros dos Flor-de-Lis. Agora só falta mesmo a Daniela brilhar com a sua bonita voz logo à noite, na capital da Rússia.

Este ano, os cidadãos de cada país participante votarão por telefone e SMS nas canções da sua preferência. O peso desses votos é de 50 por cento, ficando os outros 50 por cento a cargo de cada um dos júris nacionais. As canções favoritas de cada país serão pontuadas de 1 a 8, 10 e 12 pontos. Por isso, esta vai ser uma final a não perder. E qualidade é o que não falta este ano, outra coisa que eu antes tinha dito o contrário. O desfile das 25 canções abre com a Lituânia e fecha com a Espanha. No alinhamento, os Flor-de-Lis serão os sextos a subir ao palco. Um bom lugar para remediarem a prestação anterior, não concordam? A ver vamos. Boa sorte!
As minhas preferidas a negrito.

1. Lituânia - Sasha Son - Love
2. Israel - Noa & Mira Awad - There Must Be Another Way
3. França - Patricia Kaas - Et S'il Fallait Le Faire
4. Suécia - Malena Ernman - La Voix
5. Croácia - Igor Cukrov & Andrea - Lijepa Tena
6. Portugal - Flor-de-Lis - Todas As Ruas Do Amor

7. Islândia - Yohanna - Is It True?

8. Grécia - Sakis Rouvas - This Is Our Night
9. Arménia - Inga & Anush - Jan Jan
1

0. Rússia - Anastasia Prikhodko - Mamo
11. Azerbaijão - AySel & Arash - Always
12. Bósnia-Herzegovina - Regina - Bistra Voda

13. Moldávia - Nelly Ciobanu - Hora Din Moldova
14. Malta - Chiara - What If We
15. Estónia - Urban Symphony - Rändajad
16. Dinamarca - Brinck - Believe Again
17. Alemanha - Alex Swings Oscar Sings! - Miss Kiss Kiss Bang
18. Turquia - Hadise - Düm Tek Tek
19. Albânia - Kejsi Tola - Carry Me In Your Dreams

20. Noruega - Alexander Rybak - Fairytale
21. Ucrânia - Svetlana Loboda - Be My Valentine! (Anti-crisis Girl)
22. Roménia - Elena - The Balkan Girls
23. Reino Unido - Jade Ewen - It's My Time

24. Finlândia - Waldo's People - Lose Control
25. Espanha - Soraya - La Noche Es Para Mí (The Night Is For Me)

15.5.09

J'adore tien Blog


Esta semana recebi mais um selozinho, desta vez pela simpática Mascotezinha. Obrigada!

O desafio é o seguinte:

1. Colocá-lo no meu blog;
2. Indicar 10 blogues que adore;
3. Informar aos blogues indicados que receberam o selo;
4. Dizer 5 coisas que adore na vida e porquê.



10 BLOGUES QUE ADORO


  • sapatos de lacinho
  • ironicamente falando
  • segredos de uma vida a dois
  • clipsdevidro
  • o cantinho do bookoholic
  • amo as palavras
  • deixem-me voar
  • malaica

  • 5 COISAS QUE ADORO, E PORQUÊ

    1 - O sorriso da minha sobrinha; porque é maravilhoso vê-la sorrir para mim
    2 - Um abraço apertado; porque é tão bom senti-lo de alguém
    3 - Uma meia-de-leite com uma torrada de manteiga; porque aqui não tenho disso
    4 - O campo/o monte; o silêncio das paisagens naturais agradam-me
    5 - Ir de férias; conhecer novos locais, novas culturas, novas gentes

    13.5.09

    Quem espera, alcança.

    Há dois meses estive em Paris. Fui assaltada, fiquei sem a minha carteira e, um dos cartões que se encontrava lá era este das milhas da victoria. Quando regressei a casa tratei logo de pedir as segundas vias dos que perdi naquele acto. E não é que só HOJE é que recebi este que aqui está à disposição? Também não é nada de importante, mas é mesmo "à tuga". Se calhar enviaram-mo agora porque para a semana levanto, mais uma vez, voo!

    ESC 2009 | Flor-de-Lis passam à FINAL


    Os Flor-de-Lis acabaram de se qualificar para a finalíssima do Festival da Eurovisão, este sábado, em Moscovo. Pelo segundo ano consecutivo Portugal consegue passar à final. Apesar do nervosismo da vocalista o público gostou, apoiou que a Daniela até se emocionou no fim da actuação. PARABÉNS, e mais libertação para a noite do dia 16! ;-)

    12.5.09

    Belenenses 0 - 5 Sp. Braga

    Os comentadores da SportTv estavam a torcer por uma vitória do Belenenses, mas o tiro saiu-lhes pela culatra. Quando o Paulo César marcou o seu primeiro golo na partida, eles ficaram logo sem palavras e estavam mortinhos que o jogo terminasse. Deixaram de imediato de mostrar qualquer interesse em estarem ali a trabalhar.

    Gostei de ver o Wender, depois daquela queda de Eduardo, a dar-nos a bola e os adeptos do Belém a assobiarem-no. Foi fair-play, ok? A equipa minhota entrou com uma atitude positiva no Restelo, com um espírito fantástico e podia estar a ganhar por mais que uma bola ao intervalo. Quem marcou esse primeiro golo foi Rentería, admirei-me não ter falhado.

    Durante a pausa de 15min só pedia para que entrassem no segundo tempo com o mesmo empenho e os Gverreiros do Minho não me desiludiram! Conseguiram marcar mais quatro bolas (2x Paulo César, 1x Rentería, 1x Alan). Um autêntico show. Ainda estava à espera do sexto golo, só que o Matheus não conseguiu acertar na baliza. Quero e vou realçar a posição de alguns jogadores que brilharam frente a um Belenenses descontrolado, prestes a receber o carimbo para a Liga de Honra. O Rentería não falhou, nem o reconheci em campo! Onde é que ele andou toda esta época? O Filipe Oliveira esteve este tempo todo de fora à conta do combatente do João Pereira, mas entrou como titular com toda a naturalidade do mundo; foi um valente! Porque é que a luta burocrática demorou tanto tempo? Temos um Edimar a defender muito bem a nossa batalha. Aquele César que tenho vindo a criticar, simplesmente não existiu. Tivemos um Peixto de qualidade! Aquele Alan tem estado mais parecido com o capitão da camisola 47; velocidade e inteligência em pessoa. O amarelo mostrado ao Leone é exagerado. Ele não o merecia, foi uma falta normalíssima. Foi dado o cartão claramente por má vontade de Jorge Sousa.

    Na segunda-feira ficou provado algo que eu tenho dito. As lesões que o SCB tem vindo a ter não são motivos para as más actuações das jornadas anteriores, mas sim falta de ambição, de vontade própria. Poderíamos estar a esta hora mais descançados e mais encostados ao terceiro lugar (ou então mais acima, se falar das arbitragens). Ainda é possível, e estamos acreditar, mas é uma tarefa mais difícil. Não dependemos só de nós.

    11.5.09

    Jesualdo, o primeiro treinador português tricampeão!

    [ Parabéns ao Prof. Jesualdo pelos 3 campeonatos consecutivos. ]

    Por esta Jesualdo Ferreira não esperava! O treinador tetracampeão falava sobre a continuidade no F.C. Porto, quando a sala de imprensa do Dragão foi invadida pelos jogadores. Lisandro comandou o ataque, empunhando a garrafa que rapidamente molhou o professor de champanhe. Jesualdo Ferreira não conseguiu esconder a surpresa e também a felicidade pelo reconhecimento da equipa, que vibrou, saltou e cantou com o técnico português, uns mais vestidos que outros, interrompendo uma análise que não chegou a concluir-se. A culpa foi de... Tomás Costa. Equipado apenas com uma toalha, sentou-se na cadeira do treinador e concluiu: «Acabou, não há mais nada!» Jesualdo sorriu, disse adeus e saiu.

    HOJE @ by TVI24

    10.5.09

    ESC 2009 | Previsão

    [ primeiro ensaio da representação nacional em Moscovo]

    É nesta terça-feira que decorrerá a primeira Semi-Final do Festival da Eurovisão da Canção em Moscovo, na Rússia. Este ano Portugal será representado pelos Flor-de-Lis que irão subir ao palco na 16° posição, depois de um intervalo. "Todas As Ruas Do Amor" é uma canção folk-pop alegre, com uma letra tão nossa, uma verdadeira declaração de amor, mostrando os instrumentos tradicionais. Quando assisti ao Festival da Canção e vi este grupo a ganhar fiquei tão, mas tão revoltada. Achei a actuação sem sal, uma seca comparando com a da Luciana Abreu cheia de power e o contra o racismo no mundo. Como sou uma eurofestivaleira andei a vasculhar o site da Eurovision Song Contest e este tema português tem sido um sucesso. Fiquei mesmo convicta que as gentes da Europa apreciam muito o estilo folclórico português. Aliás, há um jovem de Berlim, Steven Coulter, que traduziu o tema para inglês, cantou, fez um videoclip e postou no canal do Youtube a "Streets Of Love". E como, na minha modesta opinião, este ano a Eurovisão peca em qualidade, acho que Portugal tem uma grande probabilidade de passar pelo segundo ano consecutivo à Final. Oxalá esteja certa.

    6.5.09

    "E Se Amanhã", SINAL


    "olho o azul do céu, saboreio o momento,
    encaro a tua voz, abraço o sentimento"

    SINAL é o nome do mais recente projecto da Farol Música. Com origens no norte do país, os SINAL preparam-se para lançar aquele que será o seu primeiro trabalho discográfico no início de 2009, inteiramente em português e com temas originais. Tendo começado por ser uma banda de suporte ao vocalista Miguel Oliveira, os quatro elementos que compõem os SINAL evoluíram enquanto músicos e definiram o seu estilo criando uma sonoridade própria que já começa a conquistar o seu espaço na cena musical nacional. Para isso, foi factor relevante o facto de vários temas tais como “Vivemos Sempre à Espera”, “Basta Viver”, “E se Amanhã”, entre outros, fazerem parte de várias telenovelas de grande audiência da TVI, tendo inclusivamente, um destes temas, feito parte da compilação da Banda Sonora Original de “A Outra”. A banda SINAL é composta por Miguel Oliveira na voz e guitarra, Ricardo Rocha na guitarra e harmónica, Rui Dantas no baixo eléctrico e Miguel Fernandes na bateria.

    5.5.09

    Melhor clube português na IFFHS

    O Braga aparece em 26º lugar no ranking mensal da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), à frente de todos os outros clubes portugueses. Os minhotos surgem no 26º lugar, cinco lugares acima do FC Porto (31º). Seguem-se Sporting (79º), Benfica (181º) e Nacional (340º). A lista é liderada pelo Manchester United, seguido de Barcelona e Chelsea. O Braga subiu quatro lugares em relação à última lista.

    HOJE @ by O Jogo

    4.5.09

    Pés sensíveis

    Está mais que provado que tenho uns pés sensíveis.

    Não posso calçar qualquer calçado porque ora ganho feridas nos calcanhares, ou então bolhas de água na parte do pé que assenta no chão.


    E não estou a falar das primeiras vezes que os dou uso. Acontece-me isto com os sapatos que utilizo frequentemente!

    Até passar por cima de pedrinhas descalça me faz uma certa comichão.

    Bah.

    2.5.09

    Prendinha

    Foi-me oferecido pela .::Borboleta::., a minha mana da capital que escreve textos cheios de puro sentimento. Obrigada!

    1. Ao receber o selo, listar 7 coisas que te fazem sorrir.

    2. Indicar o selo a 5 blogs que fazem você sorrir.
    3. Informar aos blogues indicados que eles receberam o selo.


    COISAS QUE ME FAZEM SORRIR


    1. Amizade, quando é verdadeira, é das coisas mais bonitas que há.

    2. Ver os meus amigos e família à minha volta, vê-los bem e felizes.

    3. Do verão, do sol, de me sentar em esplanadas, de ir à praia, de sentir o cheiro do mar, de pisar a areia.

    4. Fotografar. Gosto de pegar na minha máquina e registrar cada momento.

    5. De passear, viajar. Alargar os meus horizontes!

    6. De ouvir música, as minhas preferidas. De ir a concertos com as companhias certas. (.::Borboleta::., isto diz-te alguma coisa?)


    7. Braga. De estar e ouvir falar na minha cidade. E como não poderia deixar de ser, de também ver um joguito do clube local. Amo.

    BLOGUES ESCOLHIDOS

  • sapatos de lacinho
  • ironicamente falando
  • a mascotezinha
  • clipsdevidro
    • Desejo a todos que aqui passam um excelente fim-de-semana.

      Thierry Henry, do Barcelona

      FCPorto, Benfica, Sporting, Braga. O que lhe vem à cabeça quando houve estes nomes?

      São bons clubes. Jogámos contra o Sporting este ano e o jogo não foi nada fácil, apesar da extravagância dos números. Curiosamente, vi o jogo do Braga contra o PSG e fiquei impressionado, não sabia que aquela equipa tinha jogadores tão interessantes e era tão forte tacticamente. Acho que a Liga portuguesa tem muito potencial. O FC Porto tem tradição na Champions e foi longe outra vez este ano. Há bons clubes e bom futebol em Portugal.

      HOJE @ by Público