25.3.09

Arc de Triomphe, Champs-Élysées, Place de la Concorde

Como referi num post anterior, esta foi a terceira vez que meti os pés em Paris, das outras duas vezes ainda era pequena e por isso só agora é que pude saborear em condições e dar o devido valor a todos os cantinhos interessantes.


O meu primeiro passeio pela cidade Luz, no dia a seguir ao jogo PSG 0 - 0 SCB, foi ir até ao Arco do Triunfo e descer a famosa Avenida Champs-Élysées. Chegar até o Arco, em si, é de graça. De perto, pode-se ver os detalhes do grandioso monumento, que foi construído em comemoração às vitórias de Napoleão Bonaparte, bem como o túmulo do "soldado desconhecido". Quem quiser pode subi-lo, é preciso pagar primeiro. Há um túnel subterrâneo com uma bilheteria e a entrada para ele. O Arco, que é bem grandinho, tem um andar intermediário com um museu. As escadas para o terraço é em caracol. Não o fiz, mas a vista de lá de cima só pode ser fantástica, pode-se ver também o Arco da Défense que fica do lado oposto do Louvre.

A avenida mais famosa de França, ou mesmo do mundo, não é assim tão especial como muita gente a possa achar. É só mais uma rua larga, com umas 8 faixas para o trânsito, árvores dos dois lados, com os seus cinemas, cafés, restaurantes, e lojas de luxo (Adidas, Lacoste, Louis Vuitton, Mercedes Benz,...). Era um SONHO meu pisá-la, até porque nas primeiras aulas de canto que tive éramos obrigados a cantar a "Les Champs-Élysées" do Joe Dassin. E claro, há sempre aquela curiosidade em querermos conhecer os locais de que ouvimos tanto falar.

No fim da Avenida encontra-se a segunda praça maior de França, a Place de la Concorde, onde no local se pode encontrar o Obelisco que foi oferecido pelo governo egípcio, a estátua de Strasbourg, a Luminária e a fonte de Jacques Hittorff. A principal particulariedade é que ela é delimitada pelo vazio em três lados: Os Campos Elísios, o Jardim das Tulherias e o rio Sena.

9 comentários:

M. disse...

Já fui a Paris vai fazer três anos no final de Maio inicio de Junho e adorei, é uma cidade encantadora, andei muito a pé para ficar a conhecer as coisas ao máximo mas valeu a pena, gostava tanto de poder lá voltar um dia.

Um dia deste faço um post sobre essa viagem :)

As fotos estão lindas!

Bjinhus grandes*

Ana Ribeiro disse...

Ainda nao tive oportunidade de ir a Paris mas gostava imensa é uma cidade fantástica.

Tem imensa cultura e muitos monumentos recheadinhos de história nomeadamente o famoso Luvre.

Obrigada pelos comentaríos

Anónimo disse...

Já passei muitas vezes por França, alias por um cantinho desta quando vinha de férias mas não passou disso. Nunca passeei por esses lados. Sendo sincera não é um pais que me encante e faça questão de visitar.
Mas é sempre bonito ver coisas novas e conhecer um pouco mais dos vizinhos né?
Ainda bem que gostaste. :)
Beijoka linda

clipsdevidro disse...

Depois de ler este post, fica-se com a sensação de ser uma cidade lindissima e com motivos de sobra para visitar.
Paris, vai ficar como uma cidade a visitar, assim que surja a oportunidade.
bjs:)

Patricia disse...

eu já estive em Paris há cerca de 10 anos atrás e adorei... acho uma cidade lindissima... eu tambem nao achei os champs elysees grande coisa, mas acho que as nossas expectativas são sempre muito elevadas, não achas?
e subiste a torre eiffel? A vista da cidade é linda :)

beijos

dragao vila pouca disse...

Como nunca fui a Paris agradeço-te as dicas e vai dizendo mais coisas. Principalmente sobre o Museu do Louvre.

Beijinhos

Anónimo disse...

Gostava de visitar Paris. Um dia que sabe. Tenho lá família. Logo, tenho casa.

*Achavas que era mais velha que tu porquê?
Beijinho

Pedro disse...

Que bom passeio! *suspiro*

Depois de visitar Paris (já há algum tempo) fiquei apenas a pensar numa coisa: voltar.

Kxt disse...

A primeira x que ai fui tinha 6 anos.
Voltei qd o meu irmão fez os 6, tinha eu 16anos.
Era suposto voltarmos o ano passado qd a mnha mana fez 6anos mas falhamos lol
Para mim é a cidade mais romantica do mundo, adoro Paris.
Pena o meu namorado n qerer lá voltar.
Nasceu e cresceu lá nos arredores, ao 10 veio de vez para Portugal. Pensei q ele quisesse lá voltar mas diz q já tá farto de França lol mas aposto q um dia me fará a vontade de lá voltar, ainda sonho q o homem da mnha vida (ou seja ele!!) me peça em casamento no alto da torre eiffel loooooool :$:$: mas shhh!!