6.6.11

"A Mordaça Inglesa" @ livro 3

É um livro onde o ex-inspector da PJ que acompanhou o início do caso Maddie McCann conta a história da perseguição dos pais da menina e da justiça inglesa contra a publicação do seu primeiro livro sobre o caso: "Maddie: A Verdade da Mentira", que foi retirado das livrarias por causa de um processo dos McCann contra o ex-inspector. Um livro que foi escrito com o intuito de contribuir para a descoberta da verdade material e a realização da justiça, e na perspectiva de repor o seu bom nome aviltado na praça pública.

Os pais de Madeleine McCann, desaparecida em 3 de Maio de 2007 na Praia da Luz, no Algarve, alegam que o livro e o vídeo comercializado após um documentário exibido na TVI divulgam a tese de Gonçalo Amaral, que consideram insustentável, de que os dois estão envolvidos no desaparecimento da filha.

Gonçalo Amaral resolveu mexer na ferida publicando este livro, "A Mordaça Inglesa". Diz o próprio que este livro surgiu da sua indignação perante o peso da censura a estilhaçar os direitos fundamentais do ser humano. Não deseja o papel de vítima mas recusa-se a ser submisso. E não pode silenciar ou deixar cair no esquecimento valores universais que conferem ao Homem a sua verdadeira dimensão. E é por isso que a sua indignação não deve ser solitária. A luta contra a censura é urgente e nasce da vontade de todos. Mais do que um protesto de um homem amordaçado, pretende, sobretudo, defender a liberdade de expressão com o direito de formular livre e responsavelmente pareceres, conceitos e convicções. A história de um livro proibida precisa de ser contada. Em nome da liberdade e da responsabilidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

livro proibido agrada-me lol
bjs*

Martinha disse...

A mensagem principal é, realmente, interessante. :)