10.9.09

St. Eustache, Tour St. Jacques, Notre-Dame

Sei que ainda estou em falta sobre a minha ida a Paris, em Março. E visto, que daqui a uns dias vou estar lá novamente, acho que é altura ideal para voltar a falar no assunto.

Parte I, Parte II, Parte III

Seguindo o Louvre, decidi-me em ir até à igreja St. Eustache, que fica a uns passos de Chatêlet Les Halles: uma das áreas mais perigosas de Paris, que se tornou ponto de brigas de ganges, que incl. filmam e em seguida colocam no youtube, para além dos habituais roubadores de carteiras (e eu que o diga!). Por isso, recomendo que façam uma visita durante o dia e nada de passarem por lá à noite. A igreja St. Eustache vence em dimensão, em espaços verdes e em calmeza à Notre-Dame. A escultura "L'Ecoute", de Henri Miller, está exposta no patio à frente desta igreja.


Na próximidade fica a Tour St. Jacques, com 52m de altura. Foi mandada construir pelo rei François I para dar as boas-vindas aos peregrinos que estavam em excursão até Santiago de Compostela, e ficou feita em 1523. Durante a Revelação Francesa muita coisa foi destruída. Ficou depois a ser usada pelo físico Blaise Pascal, no século XVII, para as suas experiências com barómetros. Há uma estátua dentro do da Torre que lhe é dedicada. Este monumento inspirou Alexandre Dumas a escrever a peça de teatro "La tour Saint-Jacques-la-boucherie", em 1856.

A catedral Notre-Dame, uma das mais antigas e de estilo gótico, situa-se na praça Parvis, na pequena Île de la Cité, rodeada pelas águas do rio Sena. Vive lotada de turistas! Como na maioria dos lugares, o acesso à igreja em si é gratuito. Paga-se apenas para ter entrada na cripta subterrânea onde fica a relíquia da igreja, supostamente a coroa de espinhos que Cristo usou na cruz, e para subir a torre.

5 comentários:

Anónimo disse...

Que inveja eu tenho das tuas viagens =)
Obrigada por partilhares!*

beijoca

Patricia disse...

já visitei Paris e adorei, mas acho que era muito nova... preciso de lá voltar.

bjs

Sávio Fernandes disse...

Só fui a Paris uma vez e foi tão rápido que nem deu para ver os monumentos com deve ser. /:

Sávio Fernandes disse...

Ó miúda não ia dizer nada mas aquela foto da Notre Damme toda inclinada não está com nada. Nos edifícios e monumentos não se pode inventar muito porque raramente resulta...

Sorry. É mais forte do que eu. |:

Bjs. (:

R disse...

Olá,
Do que referes, só conheço Notre-Dame. Mas visitei Sainte-Chapelle, que tem uns vitrais lindíssimos. Adorei!Já há anos que não vou a Paris, mas é uma cidade que adoro.
Gosto tanto de caminhar, por lá. Ando sempre quilómetros.
Um beijinho amiguinha