2.9.09

Alguém se esqueceu do Braga?

[ Matheus e Pedro Costa na 1° jornada - Fernando Veludo / nFactos ]

Só para evitar que caia no esquecimento, aqui vai: o líder do campeonato português no final da terceira jornada é o Sporting de Braga. Nunca é de mais recordá-lo, sobretudo àqueles que andam entretidos com o futebol ofensivo do Benfica, com a reconstrução cirúrgica do FC Porto ou com o regresso de Liedson.

Quase podemos apostar que a esta hora haverá uma turba de adeptos a lembrar que só se disputaram três jogos, que a procissão ainda vai no adro, que a ordem na tabela, nesta altura, vale o que vale. Pois bem: vale nove pontos a Domingos Paciência, o único a conseguir o pleno no arranque da competição. Chega?

Insistimos nesta ideia porque já houve quem tivesse condenado à nascença uma equipa que teve – à semelhança de outras merecedoras de mais louros e atenções – de aprender a sobreviver sem Luís Aguiar, César Peixoto ou o improvável Rentería. Uma equipa que foi açoitada pela crítica aquando da eliminação da Liga Europa, numa cidade que ainda chorava a partida ingrata de Jorge Jesus e começava a torcer o nariz a um substituto que não teve medo de assumir um discurso ambicioso. Agora, ao discurso começa a juntar resultados. No passado domingo, frente ao Belenenses, o Sp. Braga de Domingos começou a dar a entender que pode valer tanto como o Sp. Braga de Jesualdo Ferreira. Lembram-se?

Foi em 2005-06 que o actual técnico do FC Porto deu expressão ao melhor arranque dos bracarenses na Liga, feito agora igualado pela versão 2009-10 de uma equipa que teima em praticar bom futebol.

É certo que a Domingos ainda faltam duas jornadas na liderança para chegar à série dourada de Jesualdo, mas para já estas três vitórias chegam para marcar posição. E deveriam chegar também para ombrear com a estreia de Liedson na selecção. E com a goleada do Benfica. E com o renascimento do Sporting. E com a fiabilidade do FC Porto.


Nuno Sousa @ by Público

Tirando o lapso em que diz que o melhor arranque do SCB foi em 2005-06, está um artigo à maneira. O melhor começo foi na época 2000-01, com o Manuel Cajuda no comando: 4 jornadas, 4 vitórias.

Sofreram algumas alterações no plantel em relação à época passada, mas estão com um colectivo muito unido e com umas lições de jogo de a alto nível. Dá gosto e prazer em ver este Braga de Domingos Paciência a jogar à bola. E não deixa de ser um grande abanão que estão a dar a quem fala muito, produz pouco e a quem investe milhões sem qualquer nexo, nem qualidade. Boa gestão!

7 comentários:

M. disse...

LOOL!

Eu sou benfiquista mas sinceramente não me esqueço que quem vai na frente é o Braga!

Beijinho*

Vânia disse...

Grande artigo do Jornal "O Público"....

Mas sinceramente... prefiro que os outros continuem entretidos com o futebol de ataque dos "passarinhos", a reconstrução dos "Ju-jus" e a ida à selecção do "levezinho". É que assim dá mais gozo no final dizer que lutamos contra tudo e contra todos.

Somos enormes e vamos até onde nos deixarem ir, porque se as coisas continuam assim logo, logo vai chegar um "homem de negro" ou um grupo deles que nos vai "fazer a folha".

clipsdevidro disse...

Li este artigo logo pela manhã e aplaudi.Uma visão clara do que é a nossa comunicação social - o líder é um, mas eles insistem sempre em destacar sempre os mesmos. Inacreditável a primeira página da Bola hoje.
bjinhos
ps. O Enorme este ano vai fazer-lhes engolir sapos:)

R disse...

Pois amiguinha, já vi que gostas de futebol, e do Braga. Compreendo, és de lá.
Eu não tenho clube. Só gosto da Selecção. E gosto que qualquer clube português ganhe desde que esteja a jogar com equipas estrangeiras. Por cá, não me interessa quem ganha ou perde. Mas sempre vou sabendo alguma coisa. E é verdade que o Braga está à frente e não se fala nisso. Tens razão, só falam do Benfica, Porto, Sporting. Estou solidária contigo e com o teu clube. Não é justo! Beijinhos

coisas minhas disse...

volta sempre minha querida =)

bgda pela visita
**

Anónimo disse...

Tu? Gorda? Ah já sei...é nas orelhas não é?? Manda lá uma foto das orelhas para eu confirmar...

Ai, ai...a menina quando nos encontrármos vai levar tau-tau! :P

Beijo tontinha*

Cidchen disse...

Maria @ Ainda bem que não te esqueces. ;-)

Vânia @ Completamente de acordo. E acho que o primiero a fazer-nos a folha será este que nos calhou para domingo, mas espero estar enganada.

a' @ Deus queira que tenhas razão!

Mariinha @ Obrigada pelo compreensão e apoio. Pois é, sou de lá. É o meu clube de coração. Mas também gosto da Selecção (e agora rimei sem querer). :)

coisas minhas @ vou voltar!

Sapatos de Lacinho @ É, é o que me dizem! Eu vou mandar-te uma foto minha, ou então postar aqui. É só aguardar um pouco. Depois podes tirar as tuas próprias conclusões. Eheh.

Beijinhos