17.5.09

ESC 2009 | Terminou

A Noruega foi a grande vencedora da edição do Festival Eurovisão da Canção 2009. Ficou com 387 pontos, o número mais elevado de pontos que um país alguma vez recebeu. Em 2.º lugar ficou a Islândia, seguida do Azerbaijão. Portugal ficou em 15.º lugar, tendo recebido 57 pontos. Se vermos bem, o 15° lugar num total de 42 países não é nada mau de todo e, até poderíamos ter ficado em 14° se os próprios habitantes de Portugal não tivessem dado a pontuação máxima à Moldávia. Mais uma vez; que pontaria. Mas votaram bem, essa canção era das minhas eleitas a vencer! ;-)


 
Como já confessei aqui, não atinei logo com a nossa escolha. Dia após dia aprendi a gostar mais da nossa canção (até já a meti no meu mp3 para ir ouvindo quando estiver a sobrevoar os céus da Europa Ocidental/Península Ibérica), e ouvindo muitas vezes não cansa e torna-se num vício. Como eu esperava antes, a Daniela na grande final não desafinou, libertou-se e cantou suavemente, porém faltou-lhe mais felicidade na interpretação, na cara como nos brindou na final lusa. E o rodopio? Ficou tão bonito na passada terça-feira. Senti a falta disso, conjugava bem com o estilo da música. Aqueles dois "uh" que a nossa vocalista decidiu incluir na actuação é que eram escusados.
De qualquer forma, no fim de tudo, acho que ficámos muitíssimo bem classificados, uma vez que o ano passado, com uma canção fortíssima e que não deixava ninguém indiferentes, independentemente dos gostos particulares de cada um, só conseguimos ficar duas posições acima na tabela. PARABÉNS aos Flor-de-Lis, souberam mostrar que não são necessárias boa figura, saltos acrobáticos, berros monumentais ou estrelas internacionais para uma representação coberta de dignidade. Gostei imenso de ver os xailes nacionais pendurados nos pratos da bateria, e adorei a energia e dança do Pedro Marques nos batuques, o sorriso constante da Ana Sofia no acordeão e do Jorge Marques a tocar o cavaquinho! Foi uma doçura. Valeu!

É de realçar que na primeira Semi-Final ficamos em 8° lugar, sendo a Finlândia salva pelo júri (que curiosamente ficou em último lugar na grandiosa Final, e também era das minhas favoritas a ganhar!). Estranho é a Alemanha nos ter dado sete pontos, e na noite de sábado nenhum voto. A Croácia foi a seleccionada dos jurados na segunda Semi-Final, que também ficou atrás de Portugal na classificação geral. A Macedónia é que não deve estar a achar piada a esta nova ideia da ESC. É que, mais uma vez atingiu o 10° lugar, mas foi trocada por outro país para a Final.

4 comentários:

Ana Ribeiro disse...

Ola!

Tivemos uma optima prestação, a música era muito boa.
Não gostei muito da canção vencedora deste ano, acho que a da Islândia merecia mais a vitória, acho que era muito mais bonita que a da Noruega.
Mas a votação ditou outro final.

Beijinhos

Anónimo disse...

:)

Eu estive a ver! Também achei a nossa pretação boa, mas...a Noruega esteve bem e ganhou!

Fica para a próxima.
Vim aqui desejar boa semaninha e levar finalmente o selo para o meu cantinho.
Beijo

clipsdevidro disse...

Não vi, mas já foi bom termos pelo menos chegado à final.
p.s - e se tivesses retribuição do selo?:)

Kxt disse...

o 1º lugar foi mtoo bem atribuído adorei o Alexander (axu q era ess o nome lool)