14.4.17

Como reduzir os custos, ou como saber os gastos?

Vivo em Portugal desde Novembro passado, e encontro-me empregada desde Fevereiro. O nível de vida é diferente daquele que eu estava acostumada a ter na Suíça. Eu já sabia, claro. No entanto, sempre fui e continuo a ser uma pessoa bastante organizada e poupada. Graças a Deus, nunca soube o que era passar por dificuldades, nem nunca tive de pedir um empréstimo bancário. No país helvético poupa-se mais e num curto espaço de tempo do que aqui, nestas terras à beira mar plantado. Por isso, o que é que eu fiz para saber que tipo de gastos é que tenho na realidade, aqui em Portugal? Criei uma folha de cálculo da Microsoft Office com as minhas despesas. Todas específicas e divididas por cada mês. Sempre que sai dinheiro da minha carteira, sempre que eu faça algum pagamento eu anoto esses valores no meu telemóvel, que é o que eu tenho mais à mão. E semanalmente ou sempre que possa, vou actualizando o tal ficheiro em Excel. Assim sendo, é-me mais fácil saber o quanto gasto. Eu sei para onde o dinheiro vai, sei onde e quando é que gasto em demasia (em extras ou whatever) e onde e quando e eu tenho de cortar.

3 comentários:

Andreia Morais disse...

É uma maneira simples e bastante organizada de gerirmos os nossos gastos. Assim sabemos sempre como estão as nossas finanças!

Andreia Barbosa disse...

É uma excelente opção :) Também aponto tudo o que gasto para saber se ando a gastar muito ou não!

http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

Lucy disse...

Também tenho uma folha excel e depois de um pequeno estudo sobre a minha conta criei uma conta poupança de onde ao inicio de cada mês o meu banco transfere para lá sempre o mesmo valor e não mexo nela a não ser estritamente necessário. *