14.7.14

Travels # Locarno, 07.2014

Locarno é a cidade mais quente e ensolarada da Suíça, e uma das principais do Sul do país. Um dia é mais que suficiente para explorá-la a pé. É pequenina, mas charmosa. É claramente perceptível que não se está mais na parte alemã ou francesa da Suíça. A arquitetura e a estrutura das ruas e praças já são diferentes, as pessoas são mais simpáticas e vaidosas. L'italiano vero.
IMG_6713
Começamos por esta vista espectacular sobre o Lago Maggiore. Parece um postal, mas fui euzinha que tirei esta magnífica fotografia! Decidimos subir até Orselina de furnicular: 825m. E depois descer a pé, com paragem no Santuário da Madonna del Sasso, esta que se vê na foto em tons amarelos. De Orselina ainda se pode subir mais, mas de teleférico, até à montanha Cardada, 1'340m de altitude, mas não o fizemos. Tínhamos connosco alguém com medo das alturas, e porque a paisagem desde Orselina já nos tinha conquistado a alma.
 IMG_6714
Durante a descida. Adoro casas de pedra, e nesta região helvética é comum vê-las. E se eu vos disser que hoje estou aqui - em casa - com dores musculares nas barrigas das pernas, vocês acreditam? Foram 40 minutos a descer, e eu fiquei assim. Estou parva. Carminhar, já caminho bem. Subir ou descer escadas é que é o problema. Já caminhei 20km's num dia e não fiquei assim! 
IMG_6753
Chegada à parte velha da cidade, encontramos ruas estreitas, pracinhas. Fez-me lembrar o Porto, a Invicta mas muito mais cuidada, muito mais viva. Todas as ruelas vão dar ao centro, à Piazza Grande.  IMG_6755Uma grande praça com lojas, bares, cafés e restaurantes. Adornada de antigos edifícios com as suas arcadas, bonitas e coloridas. É o coração da cidade e é lá que acontece o famoso festival de música Moon And Stars (o meu motivo de viagem), com grandes nomes da música internacional, entre outros eventos.
IMG_6762
Árvores. Flores. Palmeiras. Ruas limpas. Estas caixinhas que vêem aqui na foto têm a data, a assinatura e as mãos de cada participante do festival Moon And Stars. Adorei a ideia! Locarno transpira cultura. IMG_6767
E por fim, o porto. O Lago Maggiore. É um lago dividido entre a Suíça (20%) e a Itália (80%). 212,3 km2 de área, quarto maior lago da Suíça, e o segundo maior lago da Itália.

PS: E a camisola com o ano em que nasci? Olarilas.

7 comentários:

Andreia Morais disse...

Adorei as fotografias, que sítio lindo *.*

Sabemos que aquele cantinho é sempre nosso e é especial!

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Que encanto! Adorava conhecer!
No próximo ano estamos a pensar dar um salto à Suiça!

Andreia Morais disse...

Concordo contigo, é bem verdade!

Beata Panyszak disse...

http://becomeeamodel.blogspot.co.uk/

Phil disse...

How adorei as fotos :) Lindas
E sim acertaste nos sítios, Porto e Ponte de Lima ;)

Cidchen disse...

Nadine @ Fazer férias na Suíça sai caro. Mas claro, quero que venhas. Opá, os meus sobrinhitos têm de conhecer o país onde a tia de coração mora. :D

Dylan disse...

Que linda zona da Suiça! A água e as montanhas fazem-me lembrar o Gerês!