29.8.11

Europa League | Young Boys 2 - 2 SC Braga

Estive no Stade de Suisse. Estava um calor imenso, mas na hora do jogo a chuva lembrou-se de cair forte e feio. Relvado sintético. Trovoada e relâmpagos fizeram-se à cena. Os jogadores não se livraram de escorregadelas, e não foram só os nossos, os da casa, aqueles que estão acostumados ao cenário também caíram. Se já antes achávamos que iríamos ter alguns problemas por causa da relva não ser natural, então imaginem as complicações num terreno desnatural e encharcado de água. Não é fácil, nem foi fácil, e os pupilos do Leonardo Jardim, muitos deles estreantes nesta competição europeia, que o digam.
Entraram bem, durante a primeira meia-hora, e que golaço o Hélder Barbosa marcou, mas depois começaram a ficar nervosos e em vez de jogarem em equipa, viu-se muito individualismo e 'zangas' entre os colegas. Não havia calma, o ambiente ficou tenso. Também não gostei do 'queima-tempo' do Quim (tão cedo para quê?), nem da atitude do Hugo Viana perante o árbitro. Gastaram dois cartões que eram completamente desnecessários.
Não foi uma partida excepcional, mas admirei a aposta do onze do nosso treinador, e também achei as três substituições acertadas. Mudou de esquema, sem qualquer rodeio! O Lima não desperdiçou, marcou (já só faltam 28!) numa jogada em que o Matheus me veio à memória. Tivemos de sofrer, o que é normal para quem está em fase de crescimento, mas o importante foi alcançado: passar à fase de grupos da LE. Fiquei contente.
De resto, não demorei sequer três minutos, desde que cheguei à porta de entrada do estádio, até sentar-me no lugar que marcava no bilhete. Passei num segurança que controlava se estava a entrar pela porta certa, e depois foi só subir umas escadas e passar no torniquete. Não fui revistada por ninguém. Devido ao sítio em que me encontrava tive o privilégio de falar e saudar alguns dos nossos Gverreiros. Sempre simpáticos e cheios de boa disposição.
No fim do jogo, e após terem ido aplaudir os adeptos bracarenses que se encontravam no sector dos visitantes, alguns (incuíndo o Jardim) fizeram questão de olhar na direcção em que eu estava, na segunda fila atrás do banco dos suíços e não fiquei molhada, levantaram os braços, sorriram e bateram-nos palmas. Fiquei tão sensibilizada com o comportamento, que só me apetecia lançar-me a eles. Bastava-me descer duas escadas, dar dois passos que já estava dentro do relvado. Não tinha qualquer grade a dividir o espaço.
Estava muita mais gente espalhada por todos os sectores do que aqueles que apareceram no sector visitante! Havia de tudo, gente equipada à Braga, outros com camisolas, cachecóis de outros clubes e de Portugal, e outra grande enchente de portugueses sem qualquer adereço mas pelo aspecto e pela fala não enganavam: “tugas de gema”. No intervalo fui abordada por uma sra. de nacionalidade suíça que me perguntou de onde eu tinha arranjado a camisola que eu levava vestida, disse-lhe que veio de Braga, e ela ficou fascinada e contou-me que as acha muito giras e que queria ter uma também, questionou-me como é que ela conseguiria obter uma. Guardei os seus dados no telemóvel, e vou tratar de lhe arranjar a dita camisola. E há uma pessoa que assistiu a este episódio sem querer, um amigo que costuma visitar este meu blogue, e eu o dele.
Foram anos de desencontros atrás de desencontros, já estivemos algumas vezes nos mesmos locais às mesmas horas mas nunca nos vimos. Agora encontramos, ou melhor, eu é que fui encontrada. Tinha de ser na Suíça! Foi sem dúvida um prazer ter conhecido pessoalmente o dono do blogue Dornomenisco. Gostei imenso daqueles minutinhos durante o intervalo.

Ao ir embora, depois de subir as escadas até o corredor principal da bancada dei de caras com o nosso Manager, o Fernando Couto. Não perdi a oportunidade e tirámos uma foto em conjunto (outra para a colecção). Cheguei a casa já passava da meia-noite, e apesar do cansaço das 2h30 de viagem de carro, aterrei com um sorriso alargado no rosto pelo momento vivido, que o Braga me proporcionou.

1 comentário:

Anónimo disse...

foi uma merecida vitoria =D
bjs*