10.8.16

Em relação aos confrontos da Supertaça


"Perante os incidentes ocorridos no passado domingo, antes, durante e depois da disputa da Supertaça Cândido por SL Benfica e SC Braga, vem por este meio a Administração da SAD do SC Braga registar os seguintes factos:

A SC Braga, SAD solicitou à Polícia de Segurança Pública (PSP), no encontro preparatório que teve lugar em Aveiro, no dia 15 de julho, uma reunião para discutir o plano traçado para todo o dia, a fim de se inteirar das condições em que se processaria a chegada, o encaminhamento para o estádio e, no final, para as viaturas, bem como a saída do recinto e o regresso a Braga. A PSP entendeu não ser pertinente essa reunião, alegando estar definido todo o plano, bem como contempladas as questões levantadas pela nossa SAD;
Verificou-se, à chegada dos autocarros que transportavam adeptos do SC Braga, a sua interceção por parte de grupos de adeptos afetos ao clube adversário, perante a passividade dos poucos agentes policiais presentes. Perante o arremesso de objetos contra as viaturas, gerou-se entre adeptos uma batalha campal que as forças policiais não estavam preparadas para conter;
Já depois dos incidentes registados durante o jogo, permitiram as forças policiais que, findo o mesmo, adeptos do SL Benfica entrassem na bancada destinada aos adeptos do SC Braga com armas brancas, ferros e outras armas de arremesso, gerando o pânico entre uma multidão onde também se encontravam crianças e idosos;
Perante este cenário, registou-se ainda ausência de coordenação na saída dos adeptos e no seu encaminhamento para as zonas de estacionamento, novamente se potenciando focos de conflito.
Entre domingo e segunda-feira, o SC Braga recebeu relatos dos seus adeptos, que analisou e verificou, conferindo a gravidade dos factos ocorridos, alguns dos quais motivaram mesmo tratamento hospitalar.

O SC Braga manifesta o seu apoio e a sua solidariedade para com estes adeptos, vincando que reclamou as diligências necessárias para evitar os incidentes verificados e que tudo fará para apurar responsabilidades.

O SC Braga pugna para que o futebol e o desporto sejam vividos em clima de celebração, permitindo que todos os adeptos possam fazer parte do jogo sem receios de qualquer espécie.

O SC Braga lamenta estas ocorrências e vem desta forma reclamar a instauração de um inquérito, pelas entidades competentes, à atuação das forças policiais, a fim de se esclarecer cabalmente se houve falhas no plano delineado a contribuir para os incidentes registados.

O SC Braga requer, ainda, que sejam solicitadas, por essas entidades, as imagens de videovigilância, permitindo desse modo que se esclareça sobre eventuais crimes cometidos antes, durante e depois do jogo."


by Administração da SAD do SC Braga in Site Oficial

Assim, sim. O Braga a defender os seus adeptos, a colocar os pontos nos i's. É que, os comentadores da TVI durante o jogo deram a entender que os maus-da-fita éramos nós. Espero que a FPF e a PSP abram os olhos. Eu quero continuar a ir ver jogos de futebol em segurança, em harmonia, e não assim.

1 comentário:

cocojeans disse...

Os comentadores puxam sempre para O SLB..... Enfim!
Beijinhos
Coco and Jeans by Marisa