27.9.12

Rescaldo - Férias de Verão # 6 [ END ]

De volta à minha cidade, este ano com o título de Capital Europeia da Juventude. Temos o Santuário do Bom Jesus do Monte como uma referência. Tem dois séculos. É o mais conhecido dos montes sagrados do país. É aqui o local do famoso monóculo da expressão: Ver Braga por um canudo.

Escadório do Bom Jesus do Monte @ 30/08/2012

Tem uma Via-Sacra lindíssima, um escadório monumental (são mais de 500 degraus), um parque natural, umas grutas, um lago rodeado por uma paisagem magnífica, e ainda um elevador movido a água.
 

Elevador do Bom Jesus do Monte @ 30/08/2012

O elevador está equipado por duas carruagens presas uma na outra através de um cabo, e enquanto uma carruagem sobe a outra desce. É o mais antigo, e ainda em funcionamento, do Mundo. 
  
Da Capital Europeia da Juventude para a Capital Europeia da Cultura, Guimarães.

Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura @ 30/08/2012

A "Cidade do Berço" é cheia de ruas e de cantos, de praças e de largos. Um passado histórico, cuja história está ligada à fundação da identidade nacional portuguesa. Uma aparte: Antes de nascer Portugal já Braga era capital do império Galiza e Norte de Portugal, graças aos romanos.

Largo da Oliveira @ 30/08/2012

O centro histórico vimaranense é um dos pontos fulcrais da cidade, e é também o seu cartão de visita. 

Castelo de Guimarães @ 30/08/2012

O castelo, onde terá nascido aquele que viria a ser o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, é um dos pontos a visitar, bem como o imponente Paço dos Duques, construído no século XV.

S. Gualter e o Monte da Penha @ 30/08/2012

São Gualter foi um religioso franciscano enviado por São Francisco de Assis em missão no início do século XIII, para trazer a Portugal a criada Ordem dos Frades Menores Franciscanos.

A Penha é um espaço fascinante, com grutas, penedos, fontes e árvores de grande porte. Serve de miradouro à cidade, está para Guimarães como está o Bom Jesus para Braga. Desfruta-se de uma panorâmica fantástica! E lá no Monte da Penha situa-se o Santuário da Penha. Há um teleférico, e eu andei nele, a ligar a cidade ao Monte.

3 comentários:

Nadine Pinto | Fotografia disse...

O primeiro destino de férias que eu pensei para as minhas últimas férias foi Braga. Mas acabei por ir para a Cidade Invicta e depois para a Cidade Berço. Tal como tu, também adorei Guimarães.

S* disse...

Tenho mesmo de explorar Braga e Guimarães, cidades lindas.

Anónimo disse...

cidades que visitei so de passagem mas que tenho que voltar para ver com calma =D
bjs*