30.9.12

Os postais que recebi # 2

Setembro foi outro mês recheado de postais. 
Todos do Postcrossing. Desta vez foram sete!

 IT-197058US-1873195
PT-259568AU-232674
RU-1214564NL-1441819
GB-363926
  • Rapallo, Riviera Ligure, IT
  • Chinese Friendship Gate, Philadelphia, US
  • Galo de Barcelos, PT
  • Coal Mines, Tasmania, AU
  • The Kremplin, Moscow, RU
  • Kappelpoort, Amersfoort, NL 
  • St. Andrews Castle, Scotland, GB 

28.9.12

Já posso gritar: Yuppie!

Ainda ontem coloquei aqui o último rescaldo das minhas férias de Verão, mas tenho a comunicar que entrei, hoje, novamente de férias. Estou tão contente! É que ainda nem há um mês cheguei. Passou mesmo num instante. Vou estar fora uma semana, e vou de mente limpa. Consegui tratar de tudo que tinha em mãos, inclusive, esvaziei a minha caixa de e-mail. Tão bom.

27.9.12

Rescaldo - Férias de Verão # 6 [ END ]

De volta à minha cidade, este ano com o título de Capital Europeia da Juventude. Temos o Santuário do Bom Jesus do Monte como uma referência. Tem dois séculos. É o mais conhecido dos montes sagrados do país. É aqui o local do famoso monóculo da expressão: Ver Braga por um canudo.

Escadório do Bom Jesus do Monte @ 30/08/2012

Tem uma Via-Sacra lindíssima, um escadório monumental (são mais de 500 degraus), um parque natural, umas grutas, um lago rodeado por uma paisagem magnífica, e ainda um elevador movido a água.
 

Elevador do Bom Jesus do Monte @ 30/08/2012

O elevador está equipado por duas carruagens presas uma na outra através de um cabo, e enquanto uma carruagem sobe a outra desce. É o mais antigo, e ainda em funcionamento, do Mundo. 
  
Da Capital Europeia da Juventude para a Capital Europeia da Cultura, Guimarães.

Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura @ 30/08/2012

A "Cidade do Berço" é cheia de ruas e de cantos, de praças e de largos. Um passado histórico, cuja história está ligada à fundação da identidade nacional portuguesa. Uma aparte: Antes de nascer Portugal já Braga era capital do império Galiza e Norte de Portugal, graças aos romanos.

Largo da Oliveira @ 30/08/2012

O centro histórico vimaranense é um dos pontos fulcrais da cidade, e é também o seu cartão de visita. 

Castelo de Guimarães @ 30/08/2012

O castelo, onde terá nascido aquele que viria a ser o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, é um dos pontos a visitar, bem como o imponente Paço dos Duques, construído no século XV.

S. Gualter e o Monte da Penha @ 30/08/2012

São Gualter foi um religioso franciscano enviado por São Francisco de Assis em missão no início do século XIII, para trazer a Portugal a criada Ordem dos Frades Menores Franciscanos.

A Penha é um espaço fascinante, com grutas, penedos, fontes e árvores de grande porte. Serve de miradouro à cidade, está para Guimarães como está o Bom Jesus para Braga. Desfruta-se de uma panorâmica fantástica! E lá no Monte da Penha situa-se o Santuário da Penha. Há um teleférico, e eu andei nele, a ligar a cidade ao Monte.

24.9.12

Rescaldo - Férias de Verão # 5

Aveiro é apelidada como a Veneza de Portugal, pois a água é uma característica dominante dentro e à volta da cidade. A água e os contrastes de cor imperam: a brancura das salinas; o azul da ria com os coloridos moliceiros, as dunas de areia da Reserva Natural de São Jacinto e a vegetação das muitas ilhas da ria e do estuário.

Ria de Aveiro e o Centro de Formação Profissional @ 28/08/2012

Os moliceiros tradicionalmente utilizados para a colheita de algas providenciam hoje viagens no canal desde o movimentado centro da cidade até mais longe às serenas águas da ria para uma tranquila contemplação das salinas e da vida selvagem que habita as ilhas do estuário.

Convento das Carmelitas @ 29/08/2012

O Convento das Carmelitas situa-se na praça do Marquês de Pombal, e foi mandado construir no início do século XVII por D. Brites de Lara, originalmente construído como palacete para seu uso. Foi classificado como Monumento Nacional. O edifício acolheu durante largos anos a Polícia de Segurança Pública.

Parque Infante D. Pedro @ 29/08/2012


Santiago da Fonte - Marinha de Sal @ 29/08/2012

Um belo recanto. Paisagem absolutamente fantástica.

Santiago da Fonte - Marinha de Sal @ 29/08/2012

Produção de sal. Parece uma montanha de neve! 


Costa Nova @ 29/08/2012

Costa Nova, a bonita vila entre o mar e a ria que outrora se dedicava à pesca. As casas de pescadores tradicionais com as suas riscas de cores são hoje utilizadas principalmente como casas de férias. As vistas são variadas, de um lado a tranquilidade azul e cristalina da ria com barcos à vela e do outro o mar mais selvagem apreciado pelos surfistas e quilómetros de dunas de areia.

Em modo decrescente

Já estou em modo de contagem decrescente para as próximas férias.

* Recebi hoje um postal através do Postcrossing. E com o quê? Com um galo de Barcelos.

23.9.12

Rescaldo - Férias de Verão # 4

Ponte Vasco da Gama e o Rio Tejo, Lisboa @ 27/08/2012

Ainda dei um saltinho até Lisboa, cidade de alma forte. Fui ter com pessoas amigas, pessoas especiais. Esta imagem, este lugar traz-me à memória um renascer das cinzas. Um pedido de desculpas, de joelhos por alguém que outrora me fez passar por um mau bocado. Não era preciso, as coisas já estavam esclarecidas, mas foi um gesto bonito, educado. Um gesto para a Paz.

20.9.12

Champions League | SC Braga 0 - 2 Cluj


A única coisa positiva que consigo dizer em relação ao jogo de ontem, é que há dois anos também perdemos o primeiro jogo da fase de grupos da Champions League e chegámos à finalíssima da Europa League. É que foi muito mau. A prestação foi péssima. A táctica e as escolhas do Peseiro não me convencem. Inventa sempre uma posição nova para um jogador. E ele teve tempo suficiente para se preparar bem para o jogo! Bolas, jogámos em casa e teoricamente contra a equipa mais fraca do grupo, tínhamos o dever de entrar a matar. Os primeiros 45 minutos foram passados a dormir. Muito lentos, muito desinteressados. Temos jogadores com excelentes características que já deram cartas na história do futebol e agora estão totalmente irreconhecíveis. As defesas do Braga sempre foram uma referência nacional e internacional mas esta época brincam muito ao pé da grande área, deixam entrar golos atrás de golos. Assim não dá! Não costumo dizer destas coisas, mas apetece-me gritar: 
"Volta Domingos, estás perdoado!"

19.9.12

A ilha de Nim

Realização: Jennifer Flackett, Mark Levin
Actores: Abigail Breslin, Jodie Foster, Gerard Butler
Género: Aventura, Comédia
Lançamento: 2008

[ Dá que pensar, desenvolve a imaginação. ]

Nim e o seu pai Jack, um cientista, habitam sozinhos numa remota e paradisíaca ilha. Nim vive muito da sua imaginação, idolatra o herói de aventuras Alex Rover e está sempre rodeada dos mais exóticos animais, os seus únicos e verdadeiros amigos. Um dia, Jack parte para uma expedição marítima de dois dias, mas é apanhado por uma tempestade e deixa de poder contactar com a filha, que, preocupada com o desaparecimento do pai e a invasão súbita de turistas na pequena ilha, acaba por pedir auxílio a Alex Rover que é nem mais, nem menos, que a tímida escritora Alexandra Rover, alguém com um terrível pavor de sair de casa...

18.9.12

Casa dos Segredos III

No domingo, tal como a maioria dos portugueses vi a primeira gala da nova edição da Casa dos Segredos. Mais uma vez os eleitos foram muito bem escolhidos! É um grupo quase todo da região do Porto, e quase todos eles com um moral elevado. Pelo menos, à primeira instância foi o que me pareceu. Se apelidei o primeiro grupo de genuínos, o segundo como artificiais, estes são os sem papas nas línguas. O Hélio é engraçado, tem ar de cromo e de bicha. Inicialmente pensei que fosse ele o autor do segredo "sou bissexual", mas enganei-me. Lembro-me de ter visto o vídeo dele do skate, mas se o visse na rua não era capaz de o reconhecer. A Joana é a sonhadora, mas tem bom gosto, está a tirar Relações Públicas e trabalha na agência de viagens do pai. Além disso adora futebol. É cá das minhas! O Bruno é feirante, mas não tem qualquer vergonha disso. Não achei a história da Alexandra e do Fábio cativante, pareceu-me que aquilo foi tudo jogo combinado. Para serem um ex-casal e ela lhe ter feito a vida negra o reencontro foi banal. Ela não me parece flor que se cheire. A Petra, que não quer dizer aos colegas de casa de onde vem, nem o que faz (má estratégia!), mas o sotaque não engana ninguém, é uma rapariga de nariz empinado. Vaidosa demais para o meu estilo. O Rúben tem ar de menino bonito, mas não tem escrúpulos. Traiu a namorada e teve prazer em dizê-lo no casting. Vai ser bonito quando a Tatiana descobrir, que me parece uma rapariga normal. E que dizer do Jean Mark, do rapaz do sorriso alargado? O que eu me ri com aquilo. No meio de tanta gente bonita, tinha de haver um crominho. É ele, o trombas. E a inglesa, Tracy? Pãozinho sem sal. E que dizer do bonitão do Cláudio, opá, agora que sei que ele anda enrolado com um cota, apresentador italiano, desencantou-me. Menos músculos também não lhe ficava mal. As gémeas Daniela e Nicole são iguaiszinhas e ambas divertidas. Não vou com a cara do Rui. Não gosto dele. Parece-me má influência. Pensa que é o rei. Olho para a Sandra, a loirinha, e vem-me a Luce à cabeça. Pequena, de armas e com sotaque. E o Arnaldo? Esse é o Yannick Djaló. Cheio de estilo. O Nuno é aquele tipo que me agrada, recatado, mas quando se mete tem graça. Menina mimada é a Jéssica. Uma barbie autêntica. Fútil. A Cátia Marisa é histérica, deve querer passar-se pela Cátia Palhinha mas não lhe chega aos calcanhares. Achei piada à Vanessa, foi para lá com um objectivo concreto, conhecer os três irmãos que o pai teve de outra relação. É a minha preferida! O Wilson tem carisma. Será ele o segredo da casa? A Ana é como ela diz, não tem tabus. É frontal, diz o que pensa. Cá para mim foi ela a abandonada pela mãe aos 12 anos. De resto, também simpatizei com a Mara, a irmã gémea da Petra, e pelo que deu para ver na apresentação, são totalmente diferentes. Esta é tímida e reservada. E é isto, vou fazer como fiz na outra edição. Vou acompanhar as galas de domingo.

17.9.12

Rescaldo - Férias de Verão # 3

No outro dia, quando cheguei das minhas férias postei uma foto da minha praia, a praia da Apúlia. Vocês comentaram a dizer que não conheciam. Normal, eu também não conheço todas as praias do centro e sul do país. É uma praia que pertence ao concelho de Esposende, distrito de Braga. Ela está inserida na Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende, e mantém características de uma praia quase selvagem.

Praia da Apúlia @ 26/08/2012

É aquela praia onde eu passava os meus Verões, ora com a família, ora com a Casa do Povo da minha terra (ATL). É um ponto de referência balnear para os bracarenses. Quando quero encontrar alguém da família ou algum amigo basta ir até lá. Encontro sempre alguma pessoa conhecida. 20 minutos de carro do centro de Braga, e esta-se lá. Pertinho pela auto-estrada.

Praia da Apúlia @ 26/08/2012

Devido à sua enorme extensão de areia permite a contemplação de um mar mais ou menos agitado, tem em toda a sua envolvente uma paisagem dunar magnífica. A zona rochosa que espreita entre marés, marca também este local. Passadiços de madeira levam os banhistas até à areia, facilitam os acessos e como infra-estruturas podem contar com sanitários, restauração, aluguer de barraquinhas de cor azul e branca entre outras. O pequeno porto de pesca, com os seus barcos coloridos, divide a zona norte da zona sul da praia.

As minhas pernas na Praia da Apúlia @ 26/08/2012

É um lugar onde me sinto em casa. Ir à praia é uma necessidade para mim. É isto que me faz falta quando estou cá, na Suíça. Gosto de caminhar na areia. Preciso de sentir aquela brisa na cara e de ouvir o som do mar e das ondas a baterem à costa e nas rochas. Gosto de ir à água, mesmo que seja só para molhar os pés, ou molhar o corpo e sair logo da água. As águas do Atlântico são frias! Gosto de ficar a olhar para o mar sem pensar em nada, ou então em tudo. Reflito. E contemplar o pôr-do-sol? Cenário lindo.

15.9.12

Rescaldo - Férias de Verão # 2

Ponte de Lima fica no Alto Minho, mais concretamente no distrito de Viana do Castelo, e é a vila mais antiga de Portugal. Possui um conjunto de paisagens únicas, naturais e peculiares. Tem um passado histórico. Foi a Rainha D. Teresa quem, em 1125, outorgou carta de foral à vila. Anos mais tarde, já no século XIV, D. Pedro I, atendendo à posição geográfica mandou muralhá-la, pelo que o resultado final foi o de um burgo medieval cercado de muralhas e nove torres, das quais ainda restam duas.

Paço do Marquês @ 23/08/2012

O Paço do Marquês é uma das peças mais importantes da vila. Sabe-se muito pouco acerca do primitivo palácio erguido pelos donatários de Mafra. Ao longo dos séculos foi palco de vários eventos, servindo de instalações da Câmara Municipal nas duas últimas décadas.
 
Largo de Camões @ 23/08/2012

O Largo de Camões, cartão de visita, acolhe com o chafariz renascentista.

Ponte medieval sobre o Rio Lima @ 23/08/2012
A ponte romana que deu nome a esta nobre terra, adquiriu sempre uma importância de grande significado em todo o Alto Minho, atendendo a ser a única passagem segura do Rio Lima, até aos finais da Idade Média. Referência obrigatória em roteiros, guias e mapas, muitos deles antigos, que descrevem a passagem por ela de milhares de peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela e que ainda nos dias de hoje a transpõem com a mesma finalidade. A travessia é feita a pé, ao longo de três centenas de metros. Logo a seguir, na margem direita do rio, situa-se o Parque Temático do Arnado. É tipo um jardim botânico. Vale a pena uma visita!

 
Canoagem no Rio Lima @ 23/08/2012

Os desportos náuticos são cada vez mais uma constante. O nome Fernando Pimenta diz-vos alguma coisa? Ele e o Emanuel Silva ganharam a medalha de prata na final de K2 1000 metros dos Jogos Olímpicos de Londres. É limiano e é no Rio Lima que ele pratica canoagem, pertence ao Clube Náutico. Espreitei, mas não o vi.

Eu no Festival Internacional de Jardins @ 23/08/2012

Continuando na margem direita não se pode regressar à outra margem sem se fazer uma visita ao Festival Internacional de Jardins, que se realiza anualmente desde 2005. Iniciativa inédita em Portugal e que vem de encontro às políticas ambientais e paisagistas de que a vila se orgulha. Todos os anos, de Maio a finais de Outubro, os visitantes descobrem doze jardins diferentes, submetidos a uma temática definida. E este ano o nome do tema é: Jardins p'ra Comer.

Bolo de Bolacha, mhummmm. @ 23/08/2012

E por falar em comer, a gastronomia de Ponte de Lima é muito rica, com especial destaque para o Sarrabulho e o Vinho Verde. Come-se e bebe-se mesmo bem. Não sou adepta de bacalhau, mas almocei bacalhau com cebolada, e aquilo é de comer e chorar por mais. Não costumo pedir sobremesa porque me encho rapidamente, mas não consegui resistir a um bolo de bolacha. Lá é tudo tão delicioso!

14.9.12

#Preciso: Bolsa

Não sei qual destas escolher. São todas giras!

AD154A03A-302@1.1AD154A031-503@1.1
  • O vermelho é uma cor que gosto, e fica bem juntamente com o azul.
  • O azul escuro é o básico para ficar bem com toda a roupa.
AD154A02B-802@1.1AD154A039-003@1.1
  • O preto é aquela coisa, dá um ar elegante.
  • O branco & rosa é o típico "menina". É fofo.

Preciso de uma coisa destas para os meus passeios citadinos. Tem de ter espaço para a minha Canon, um caderno, a carteira, o telemóvel e os meus documentos. Gostei deste modelo porque tem duas divisões. Dá para separar as coisas pequenas e leves das outras. De qual gostam mais?

13.9.12

Mais um rico episódio no trabalho

"Desculpa lá @cidchen, mas sai 1 prémio para o teu colega que disse "eu olho para ti e vêm-me Málaga à cabeça" kakaka (destino?)" by L.

Sim, hoje à tarde aconteceu-me uma cena engraçada. Entrei no meu gabinete e dou de caras com um outro colega que estava de visita, e o que é que ele fez? Disse-me, assim sem mais nem menos, que quando olha para mim lhe vêm Málaga à cabeça! E eu estupefacta, mas feliz, respondi "Málaga, ouvi bem? É bom, gosto! Mas porquê Málaga?" E ele "Não eras tu que há uns tempos querias comprar lá uma casa?" Neguei. Nunca me passou pela cabeça tal coisa, embora seja uma cidade que quero muito conhecer. É a terra Natal do Pablo Picasso e do Pablo Alborán. É uma cidade costeira, portuária, cheia de história, com monumentos imponentes, uma beleza arquitectónica e muitas atracções culturais. Passado dois minutos lembra-se que não era Málaga que ele queria ter dito, mas antes Madeira! Loooool Sim, houve de facto um dia que ao mostrar-lhe fotos minhas tiradas na ilha do Alberto João Jardim lhe disse que não me importava nada de ter uma casinha típica de Santana porque as acho encantadoras.

12.9.12

"Tanto", Pablo Alborán


"Por mucho que aprieto tus manos,
me cuesta creer que aun no te hayas marchado,
me fundiré en tus labios,
como se funden mis dedos en el piano.
"

11.9.12

Portugal vs Azerbaijão

Hoje é dia de Selecção no Estádio Municipal de Braga. Beto, Nuno André Coelho, R. Amorim, R. Micael, Custódio e Éder são os 6 Gverreiros presentes!

Fora os outros quatro que já estiveram no Braga: Eduardo (formado no SCB), Pizzi (formado no SCB) e João Pereira e o Miguel Lopes. 

Está visto que o Braga cria excelentes jogadores. =D

PS: Ganhámos 3-0. Obrigada equipa, obrigada ao público de Braga! Lotação esgotada, ambiente espectacular! Assim assim, vale a pena ver uma partida de futebol. O povo do Minho é assim, sabe apoiar de início ao fim.

10.9.12

Paralímpicos Londres 2012: Zé Carlos Macedo

Photograph Nuno Gonçalves/UMdicas
Ontem foi o encerramento dos Jogos Paralímpicos de Londres. Portugal saiu de lá com três medalhas, duas delas alcançadas por José Carlos Macedo, atleta do SC Braga. Foi ele o herói português! "A primeira medalha, em pares, no Boccia, atribuiu a Prata a uma prestação que para o SC Braga não é novidade. O José Carlos Macedo é um verdadeiro Gverreiro. A segunda medalha, de bronze, individual, na mesma modalidade, sublinha as qualidades do atleta e do homem. É de Bronze a medalha, mas a vida e carreira de José Carlos Macedo é de OURO. É de campeão!", orgulhosamente dito por António Salvador. Era o seu objectivo ganhar duas medalhas e conseguiu! Grande força de vontade. Eu ouvi os agradecimentos dele, e fiquei de coração cheio. O atleta dedicou esta medalha aos seus amigos e familiares, ao Minho, e ao seu clube Sporting de Braga. A ele os meus PARABÉNS e as maiores felicidades. Infelizmente, os média portugueses não dão o devido destaque aos Jogos Paralímpicos, a estes atletas que tanto merecem.

9.9.12

Noite Branca, em Braga

Noite Branca, Braga 2012: CEJ @ 08/09/2012

Braga vestiu-se para a Noite Branca e viveu um novo S. João!
O que eu fui perder, por uma semana. Raios!
É uma cidade que quando quer é unida.
Está de parabéns pela organização.

8.9.12

#TantoPabloAlboran

Prt Scr do vídeoclip da versão "Tanto" com os fãs
Saiu hoje a nova música do espanhol Pablo Alborán, a "Tanto". E como era de esperar, é qualquer coisa de divinal. Ele tem uma voz de outro Mundo. Como me diz uma grande amiga minha, temos de agradecer à loira que o deixou para ele escrever estas preciosas canções. =D O que eu queria e quero dizer com este post é que a fama não lhe subiu à cabeça. Continua com a sua simpatia e humildade (o seu sorriso tira-me do sério). Saiu do anonimato há dois anos e não tem medo de mostrar novos talentos! Gravou uma versão deste seu novo single com uns admiradores. Houve um concurso através do YouTube. A versão com os fãs ficou linda, e foi apresentada ontem: http://youtu.be/EPRivHquM18

7.9.12

Rescaldo - Férias de Verão # 1

O que é que eu encontrei no meu primeiro dia de férias, em pleno centro da cidade em que nasci? Nada mais, nada menos que um aparelho que a empresa para qual eu trabalho... produz! Uma pessoa já nem pode ir de férias descansada que dá logo de caras com algo relacionado com o trabalho!

Obras na cidade, Braga @ 22/08/2012

E logo ao lado algo com a Suíça: a publicidade à Swatch. E o que é que me aconteceu no meu primeiro dia de trabalho após estas férias? Um Instituto Politécnico de uma cidade do centro de Portugal comprou-nos um instrumento deste tipo e pediram um certificado de calibração. E a quem calhou ter de tratar de tal documento? A mim. Cheguei de Portugal de férias e pude comunicar-me na minha língua materna com a nossa empresa de Lisboa. Nem parecia que já estava por terras helvéticas!

Santuário do Sameiro, Braga @ 22/08/2012

Nesse mesmo dia, o primeiro das férias, foi passado a fazer geocaching. Uma cache encontrava-se no Santuário do Sameiro. Um local que eu gosto de visitar. Fica no cume de uma montanha. A construção iniciou-se em 1863. O Santuário é o centro de maior devoção mariana em Portugal, depois de Fátima. O Templo, concluído no século XX, destaca-se no seu interior o altar-mor em granito branco polido, bem como o sacrário de prata. Em frente do Templo ergue-se um imponente e vasto escadório, no topo do qual se levantam dois altos pilares, encimados da Virgem e do Coração de Jesus.

SC Braga 1-1 Udinese - Play-Off CL, Braga @ 22/08/2012

E à noite não podia faltar à primeira mão do Play-Off da Liga dos Campeões entre o meu Braga e a Udinese, da Itália. Infelizmente cheguei atrasada ao estádio, ou seja, não consegui ouvir o hino da Champions. Mas eles foram uns guerreiros e debateram-se bem. O resultado final foi um empate a uma bola (e que golaço de Ismaily!). O Di Natale que me desculpe, mas o Braga é que tinha de entrar na fase de grupos da liga dos milhões, primeiro porque o Braga foi a melhor equipa em ambas as partidas, e depois porque é o meu clube. =D

3.9.12

Champions League | Conseguiram, em Udine.

Capas d'O Jogo e d'A Bola da passada quarta-feira.
Eu vi o jogo da segunda mão do Play-Off da Liga dos Campeões no Fórum em Aveiro, e devo dizer que fiquei admiradíssima pelos imensos adeptos que lá se encontravam a apoiar o Braga! Eram mesmo muitos. Mas que jogo, foi sofrer até ao último segundo. Felizmente fez-se justiça, o Braga foi a melhor equipa nas duas mãos. Estamos na fase de grupos da Liga dos Campeões, mais uma vez. É um orgulho! Heróis da noite: Rúben Micael e Beto.

PS: A Selecção Nacional vai iniciar a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo 2014 com seis jogadores do Braga: Beto, Nuno André Coelho, Custódio, Rúben Micael, Rúben Amorim e Éder. Ai o Paulo Bento...

2.9.12

As minhas férias de Verão terminaram.

A minha praia, Apúlia. @ 26/08/2012
O que é bom acaba num instante.
Cheguei ontem à noite de Portugal, e amanhã começa o trabalho. Ohh!