11.3.12

Festival da Canção 2012 | "Vida Minha"

Ontem, foi noite do Festival da Canção na RTP, e a grande vencedora foi "Vida Minha" interpretada pela voz de Filipa Sousa (música de Andrej Babić & letra de Carlos Coelho), que actuou em 12° e última posição. É uma canção bem construída, típica portuguesa, com uns toques de fado. Faz-me lembrar a "Senhora do Mar", de Vânia Fernandes, em 2008 (pelos mesmos compositores). Gostei da escolha, e foi unânime entre o júri e o público. É esta a representante de Portugal em Baku, no Azerbaijão, em Maio. A cantora ficou conhecida pela sua participação na 3ª edição do programa televisivo "Operação Triunfo", em 2007.
 
Mas, porque há sempre um mas quando falo deste programa, no meio de tanta música horrível a mediana (pergunto-me como é que chegaram àquele ponto?) vimos uma excelente actuação que infelizmente não estava a concorrer que foi a da Yolanda Soares com "Evolução" num dos intervalos. Aquilo sim, é que era uma música para levar e vencer um ESC. Foi um estrondoso espectáculo, coisa que os eurofãs gostam de ver, só que Portugal (como quem diz, os júris convidados) não gosta de variar muito de estilo. É preciso apostar em algo inovador. Não há nada a perder.

4 comentários:

S* disse...

Não sou fã do Festival porque acho que as nossas participações deixam sempre a desejar.

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Eu ouvi com cada música que só me deu vontade de ir abraçar a sanita.
Tens toda razão, está mais do que na altura de apostar em algo inovador.

Ana Ribeiro disse...

Para mim foi o festival com piores canções, nao sei onde é que vão buscar interpretes tão horríveis. Gostei da música vencedora, "Queres que eu dance", que para mim devia ter sido a vencora, e "Amor preto e branco" do Rui Andrade.

Vanessa Gonçalves disse...

Tens toda razão..está na altura de apostar em algo inovador!