17.11.11

A ida a Roma (Day 1)

A vista da janela do quarto.
O primeiro dia ficou marcado com a visita ao Vaticano. Fiquei hospedada em frente à muralha, só havia uma rua a separar-me do menor estado independente do Mundo. E mesmo assim, não vi o Papa. As chances de vê-lo são limitadas, e não era minha prioridade encontrar-me com ele.

O Vaticano, é um dos lugares mais sagrados, e encontra-se encaixado no meio da cidade de Roma, é cercado por todos os lados. É testemunha de uma grande história e um formidável empreendimento espiritual. Dentro das muralhas deste estado encontra-se uma colecção única de arte e arquitectura, como as Basílicas de São Pedro e a de São João Latrão, a Praça de São Pedro, a Capela Sistina e a coleção do Museu do Vaticano. A visita ao Musei Vaticani pode levar um dia inteiro. Eu estive lá uma tarde, e foi sempre a correr.

Galleria delle Carte Geografiche

Está aberto todos os dias excepto aos Domingos, das 9h às 18h (as bilheteiras fecham às 16h) e os bilhetes custam 15€ (8€ para estudantes e outros descontos). No último Domingo de cada mês o Museu abre as portas gratuitamente até às 13h30. Nós fomos logo na sexta-feira, e não apanhámos fila nenhuma! Todos os dias vimos filas enormes. Para curiosidade, o palácio onde reside o Papa tem 5 mil quartos, duzentas salas de espera, 22 pátios, cem gabinetes de leitura, 300 casas de banho e dezenas de outras dependências destinadas a recepções diplomáticas.

Basilica & Piazza di San Pietro

Na Praça de São Pedro encontra-se, naturalmente, a Basílica de São Pedro. É obviamente um local de peregrinação para os cristãos, à semelhança de Fátima, de Lourdes, ou de Santiago de Compostela. No centro da Praça está o obelisco egípcio ladeado por duas pequenas fontes projetadas por Maderno e Bernini.

Piazza & Basilica di San Pietro

Tratando-se de um lugar sagrado e também susceptível de ataques criminosos, à entrada na Basílica de São Pedro, que é livre, é feita uma revista às malas no raio-x e também ao traje dos visitantes. Quem se apresentar de calções, saias curtas ou ombros à mostra é-lhe pedido que os cubra ou volte para trás.

Interior da Basílica di San Pietro

Depois disso pode visitar o interior da Basílica, que é ricamente decorado, onde se encontram os túmulos dos papas, e encontrar algumas obras primas como La Pietà, de Miguel Ângelo.

Via della Conciliazone

De lá fomos a pé pela Via della Conciliazone, que nos leva ao Castelo e à ponte de Sant' Angelo. E deu para verificar que o percurso ao contrário tem outro encanto, tem a Basílica de São Pedro como fundo.

A construção do Castelo de Santo Ângelo foi iniciada a pedido de Adriano, imperador de Roma, no ano 135 d.C., a fim de ser utilizado como mausoléu familiar, às margens do rio Tibre. No segundo andar desse castelo se encontram as urnas que guardam as cinzas dos imperadores. Posteriormente, durante a Idade Média, esse castelo passou a ser uma fortaleza militar e, durante o Renascimento, foi a residência papal. pode-se apreciar uma vista panorâmica da cidade. De seu terraço superior, tem-se uma vista lindo do Rio Tevere, dos prédios da cidade e até mesmo do domo superior da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Castel Sant' Angelo

A construção do Castelo de Santo Ângelo foi iniciada a pedido de Adriano, imperador de Roma, no ano 123 d.C., para ele e sua família, às margens do rio Tibre. No segundo andar desse castelo encontram-se as urnas que guardam as cinzas dos imperadores. Posteriormente, durante a Idade Média, este belo castelo que está bem conservado passou a ser uma fortaleza militar e, durante o Renascimento, foi a residência papal. Do terraço superior pode-se apreciar a magnífica vista panorâmica da cidade.

3 comentários:

Anónimo disse...

aiiii k inveja =/
bjs*

Unknown disse...

Ai quem me dera sair daqui e ir direitinha a um sitio desses.. =) estou te a seguir. beijos*

Dylan disse...

Seja-se católico ou não deve ser um local que exala belas vibrações!