29.4.12

Objectivos @ 2012.02

  • texto para o Rock in Rio
  • dar todas as coisas que não me são úteis
Eu costumo dizer que a minha vida é feita de coincidências e quando recebi a newsletter da organização do evento Rock in Rio com o passatempo do livro "Eu FUI" com o intuito de coleccionarem histórias verídicas sobre acontecimentos engraçados em qualquer edição já realizada decidi que era uma boa oportunidade para eu participar e contar o que me aconteceu a mim. Com muito custo, à conta dos caracteres limitados e do formato da fotografia a ilustrar a história, consegui escrever o texto pedido e arranjar a imagem. Enviei a tempo e horas a minha participação. Agora estou à espera que saem os nomes dos 100 premiados. A data de publicação estava prevista para o dia 15 do mês de Março mas depressa anunciaram que havia uma alteração: o anúncio dos vencedores foi adiado para data incerta, e até agora nada aconteceu. Independentemente do resultado, positivo ou negativo, eu vou dar-vos a conhecer a história, a minha história. A esperança já desapareceu, mas só o vou fazer depois de saber a resposta do passatempo. Na outra parte, e continuando com o plano de estabilidade achei por bem dar uma arrumação geral ao meu quarto, às minhas coisas. Aquilo que não dava uso, que não me fazia falta, que tinha a mais, dei. Ganhei espaços, e lancei um desafio a mim mesma; só volto a comprar certos productos, certas coisas quando não tiver mais nenhuma outra solução, quando não tiver nenhuma outra coisa igual. Até agora tenho cumprido na perfeição o plano traçado.

DONE

27.4.12

O Verão chegou mais cedo

background image at work @ 27/04/2012

Gosto, gosto de dias assim... de sol e de temperaturas acima dos 20°C. Dornbirn fica na Áustria, mas é a localidade mais próxima de onde estou. Para amanhã dão 28°C, mas eu não acredito muito nisso. Até parece mentira, está melhor tempo cá do que na minha terra Natal.

26.4.12

Leica de Famalicão

Quando eu andava pelas ruas de Dublin passou uma reportagem no Jornal das 8 da TVI sobre uma fábrica que se situa em Vila Nova de Famalicão, de seu nome Leica. Emprega 650 pessoas, cerca de 50% são mulheres, e produz a mais famosa máquina fotográfica do Mundo, a Leica. No último ano bateu o recorde de facturação com 40 milhões de Euros, distribuiu prémios monetários pelos trabalhadores para compensar os cortes nos subsídios de Natal, e ainda investiu 15 milhões de Euros numa nova unidade moderna que irá substituir a antiga fábrica e criar mais postos de trabalho já neste Verão.

Reportagem no Jornal das 8, na TVI @ 24/03/2012

Toda a gente conhece ou já ouviu falar na máquina fotográfica alemã, aquela que revolucionou o conceito da fotografia e fotojornalismo e está associada a nomes como Cartier-Bresson e Alberto Korda, autor da imagem icónica de Che Guevara. Foi através de uma lente Leica que ficaram para a história muitos dos momentos marcantes do século XX. Para os fotógrafos profissionais as máquinas fotográficas Leica são um objecto de culto. A máquina digital em produção, M9, custa perto de 10 mil Euros sem objectiva. As câmaras são de luxo e têm valores comerciais muito altos. Elas são desde 1973, ano que chegou a Portugal, fabricadas quase inteiramente à mão em Portugal, o que pouca gente sabe porque apesar de ser quase toda feita em Famalicão continua para o Mundo inteiro made in Germany. A referência made in Portugal não tem o valor comercial de made in Germany. Experimentaram mudar mas fez perder 30% de negócio. Elas saem de Portugal rumo à casa-mãe na Alemanha onde recebem alguma tecnologia e colocam a assinatura made in Germany. Esta fábrica, na região do Minho, produz 90% das míticas máquinas fotográficas, faz binóculos e mediadores de distâncias made in Portugal e ainda fornece productos ópticos à casa-mãe na Alemanha como também vende a outros países. A fábrica em Famalicão nunca teve tanto trabalho como agora. É um caso de sucesso em Portugal, com base nos funcionários, e eu fiquei contente por saber que hoje foi notícia na Alemanha, como também pelo corredor da empresa para qual eu trabalho. É importante dizer que Leica é uma marca que está dividida por três empresas totalmente independentes uma das outras. Uma fabrica lentes e máquinas fotográficas, outra faz microscópios e a outra produz equipamentos para topografia/geodesia. 

Adenda: Mais um artigo sobre a empresa.

24.4.12

O Crime do Padre Amaro

Realização: Carlos Coelho da Silva
Actores: Soraia Chaves, Jorge Corrula, Nicolau Breyner
Género: Acção, Drama, Romance
Lançamento: 2005

[ O filme português que até agora mais gostei de ver. ]

Este foi o filme que bateu todos os recordes de bilheteira de filmes portugueses em Portugal. Uma história inspirada no livro da cidade de Leiria de 1875, por Eça de Queirós. Trás o perfume de um romance proibido para um bairro social de Lisboa, cheio de problemas de marginalização e socioculturais. Ele é um padre jovem, ela uma jovem sensual e sedutora. Amaro faz de tudo para resistir à tentação, mas Amélia não desiste...

23.4.12

Alguém me explica?

Porque raios é que tinham de convidar a Aurea para o Enterro da Gata, em Braga, no dia dos Coldplay? Era menina de me vingar, e ir à Queima das Fitas, do Porto, ver os Azeitonas e o Rui Veloso! Hum...

21.4.12

"Com Amor se Paga"

"Aqui se vão desenrolar histórias verdadeiras e vidas extraordinárias de pessoas que são uma fonte de inspiração para alguém e agora vão passar a ser uma fonte de inspiração para os nossos telespectadores. Este palco é um espaço onde recebo pessoas que vêm dizer de várias formas a palavra obrigado, e que por motivos muito especiais fizeram mudar a vida de alguém. Podemos estar a falar de pessoas que querem agradecer aos seus familiares, outras que praticam o bem sem esperar retorno desse obrigado, mas que de facto merecem e vão ser surpreendidas verdadeiramente. Elas não sabem ao que vêm. Nós vamos funcionar como um género de cúmplices a fazer chegar esses agradecimentos. Vamos realizá-los, quer através de mensagens, quer através de uma forma artística. Daí o palco ser tão grande." by Catarina Furtado

É este o seu novo programa, de sábado à noite, na RTP. Soa-me bem!

19.4.12

III Gala dos Troféus TV7Dias

Realizou-se no Casino Estoril, na passada terça-feira, a terceira gala dos prémios da televisão portuguesa. Como fanática por vestidos que sou, e porque a TV7Dias é a revista que semanalmente recebo na minha caixa de correio, cá estou eu para vos mostrar do que mais gostei.
 
Ana Rita Clara
@ Euro Impala
Sofia Alves
@ Euro Impala






















Adoro a conjugação do amarelo com o azul. É um vestido leve, a indicar o Verão. Gostei mesmo da escolha, Ana Rita!

Sou fã desta grande mulher que é a Sofia Alves. Fiquei contente por ela ter ganho o Prémio de Melhor Actriz Principal na categoria Telenovelas. O que eu me rio com o seu papel de Hortense na "Remédio Santo"!

Ângelo Rodrigues & Iva Domingues
@ SapoFama
Andreia Rodrigues & Daniel Oliveira
@ SapoFama

Onze anos de diferença, uma paixão intensa: Isto chama-se Ângelo e Iva. É um encanto vê-los juntos. A harmonia entre os dois é notória. São um casal-maravilha, e ambos uns óptimos profissionais.

A Andreia, que representou Portugal no concurso Miss World em 2008, e o Daniel, responsável pelo "Fama Show", têm-me surpreendido. Namoram há cerca de dois anos e são discretos no que diz respeito à vida a dois. Considero-os seres inteligentes.

18.4.12

De hoje a um mês

Tickets for Coldplay @ 02/01/2012

No Estádio do Dragão eu vou estar! Paradise, Viva La Vida, Fix You, The Scientist, Yellow, Clocks, In My Place, Speed Of Sound,...

17.4.12

Afinal... há outra!

E eu a pensar que era a única com um nome tão bonito... mas afinal há quem se chame igual a mim. Atenção: nome completo! E o meu primeiro nome até é considerado invulgar. Oh oh! A fulana vive a 215km de distância de mim. Eu estou na parte alemã da Suíça, e ela na parte italiana. Descobri isto há conta de uma pesquisa que tive de fazer para o meu director. Estava na página da lista telefónica fixa e por interesse pessoal lembrei-me de verificar se havia algum registo, neste país, com o meu nome, mas a pensar no nome próprio e no apelido. Deparei-me com dois registos. E qual o meu espanto quando olho para um deles e vejo ali o MEU NOME todo exposto? Fiquei durante alguns segundos imóvel, de olhos bem abertos, a olhar para o ecrã. Caiu-me o queixo. Agora sinto-me generalizada. Não gostei de saber. A curiosidade matou o gato: Verdade, verdadinha.

16.4.12

Um exemplo de homem a seguir

AFP @ 16//04/2012

Morosini faleceu, durante a partida Pescara-Livorno, da Série B italiana.

15.4.12

UK, Wales & Ireland (Day 2 / Part 1)

Entre prédios de tijolos vermelhos, Manchester conta ainda com inúmeros canais, diversos museus, algumas casas de shows e os tradicionais pubs. Foi tão bom começar o passeio de manhãzinha. Não se via ninguém na rua. Nada de carros, nada de pessoas. Um enorme silêncio. Passeia-se muito bem a pé!

Bridgewater Hall @ 23/03/2012

A Bridgewater Hall é o local onde a maior parte dos espectáculos (concertos, peças de teatro,...) são dados na cidade. Hospeda actualmente mais de 250 apresentações por ano.

Canal Street @ 23/03/2012

Outra grande atracção turística é o Gay Village, o único bairro gay assumido do Mundo. Tem a Canal Street como a rua principal. Passei lá de manhã, mas dizem que a noite é bem agitada, mas com uma atmosfera bastante agradável.

Rochdale Canal @ 23/03/2012

Esta cidade inglesa tem uma rede de canais que dá um certo ar de 'Veneza'. Interliga todo o centro da Inglaterra, atingindo até o Mar da Irlanda e Mar do Norte.

Beetham Tower @ 23/03/2012
MOSI Museum @ 23/03/2012




















A Beetham Tower tem 169m de altura e conta como um dos edifícios mais altos de Inglaterra. Ainda é novo, foi projectado por Ian Simpson em 2003. A construção começou um ano mais tarde, terminando em 2006. Do fundo até o 23 ° andar é um hotel, o Hilton Manchester Deansgate. A partir daquele andar o aranha-céus é quatro metros mais largo e tem escritórios, residências e luxuosos apartamentos.

O Museum of Science and Industry (MOSI) é um grande museu dedicado ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e da indústria - património da Inglaterra. A entrada é gratuita e é adequado para todas as idades. Há aviões, carros, comboios. A mais antiga estação ferroviária do Mundo está em funcionamento. É um lugar com muita variedade de exposições. Os visitantes podem testar fenómenos de física, química. Existe uma secção de algodão. Um verdadeiro sabor de ciência. Recomendo a toda a gente!

Bridgewater Viaduct @ 23/03/2012

O Bridgewater Viaduct é o nome da rua principal, cruzando o canal de Rochdale. O Canal Street é a rua secundária à esquerda do canal. A ponte ferroviária carrega a linha de Manchester Piccadilly e Deansgate à estação de Liverpool.

St John's Gardens @ 23/03/2012

Em Inglaterra também existem espaços verdes e palmeiras! Os trabalhadores, turistas e moradores usam o St. John's Garden, que foi distinguido em 2010 com a 'bandeira verde', para relaxamento. E eu concordo, é um jardim bastante agradável.

13.4.12

Straight from the heart

Em princípio, vou estar em Portugal no próximo mês, por duas ocasiões. Uma no início de Maio porque quero assistir ao último jogo, desta época, do SC Braga no AXA. Desde o Verão que não meto lá os pés. Tenho cadeira no estádio e ela deve estar a morrer de saudades minhas. Os Gverreiros do Minho voltaram a realizar uma fantástica época e eu quero lá estar para os aplaudir de pé pelo bom futebol praticado. A outra, cerca dez dias mais tarde, é mesmo para gozar um período de 13 dias de férias, mas só seis dias úteis serão retirados da minha conta de férias anuais graças aos fins-de semana, dois feriados e uma ponte. No entanto, não sei se deva alargar a minha estadia por terras lusitanas. E isto porquê? Eu já nem pensava no evento do Rock in Rio (A organização já anunciava os vencedores do passatempo do livro!), mas não é que se lembraram de levar o Bryan Adams ao Parque da Bela Vista? Precisamente quatro dias após o meu regresso aos Alpes! Venho-me embora numa terça-feira e ele actuará no sábado. Eu já o vi ao vivo, mais que uma vez, só que ele é o meu cantor preferido, caramba. Nunca o vi actuar em Portugal. O voo para cá é operado pela TAP, e foi uma pechincha, consegui reservar por apenas 46.98 € (de Portugal para Zurique não há voos low-cost). A penalidade por uma alteração é de 60 € (fora a taxa de serviço por reemissão, e depois a diferença de valores para a nova reserva). Deste modo não me apetecia nada fazer uma alteração. Já andei a ver mil e uma hipótese, mas ao fim-de-semana sai tudo muito caro. Existe um voo, na segunda de manhã, dia 4 de Junho, de Lisboa para Zurique por 85 €. Aqui tinha de tirar mais um dia de férias. Mas há outro problema! No dia 8 de Junho, o Pablo Alborán sobe ao palco do Multiusos de Guimarães, no âmbito da Capital Europeia da Cultura, e tenho em minha posse um bilhete VIP. O músico espanhol para além de cantar lindamente é giro que se farta (suspiro, ai...). A Carminho, outra que eu admiro bastante de há anos atrás, irá acompanhá-lo. Não queria perder esta oportunidade. As datas são todas muito próximas. É este o meu dilema. Não sei o que faça. Se deixo estar tudo como está, ou se aumento os dias de lazer. Se regresso na data prevista, e volto depois ao Norte de Portugal para apreciar o jeitoso do espanhol, ou se faça por ir a Lisboa.

9.4.12

UK, Wales & Ireland (Day 1)

Ora bem, isto era para ter sido postado na sexta-feira, mas como a minha sobrinha veio para cá o tempo foi passado com ela. E agora que ela e o resto das visitas da Páscoa já se foram embora é chegada a altura de falar da viagem que fiz há semanas atrás.

Estive em Manchester, que hoje em dia é uma cidade conhecida pelos seus grandes clubes de futebol: o Manchester United e o Manchester City. Eu gosto de futebol, e foi lá que nasceu a  primeira liga de futebol profissional do Mundo, só que não foi essa a razão de ter voado até ao noroeste de Inglaterra.

Manchester by night. @ 22/03/2012

Fiz a viagem com dois colegas de trabalho em prol do Geocaching. Nós trabalhámos o dia inteiro, e após o trabalho fomos para o aeroporto. Tínhamos o voo à tardinha. Aterrámos em Manchester já de noite, mas antes de irmos para o apartamento que reservamos ainda demos uma volta pela cidade. Ao sairmos de Piccadilly, deparamo-nos com estas escadas maravilhosas, com lâmpadas viradas para o chão. Achei isto um máximo. Não é normal encontrar luz em tão baixo nível.

De seguida, o confronto com o trânsito local. Foi difícil e não me habituei nada a ver os automóveis pelo lado esquerdo. É curioso porque em Dublin não tenho qualquer problema, mas em Inglaterra é-me diferente. É caótico aquilo por lá. Tive de andar bem atenta à estrada. Esquerda, direita? Inspira, expira. No meu pensamento só pairava disto. Para quem já sofreu um atropelamento os cuidados são dobrados.

Manchester by night. @ 22/03/2012
Manchester by night. @ 22/03/2012

No século IXX a cidade de Manchester tornou-se conhecida pela sua indústria. É o berço da Revolução Industrial. Entrou para a história ao usar uma máquina de vapor na indústria têxtil pela primeira vez, como também foi a primeira cidade do Mundo a contribuir com o aquecimento global. Foi também em Manchester que surgiu o primeiro caminho-de-ferro do Mundo, ligando a cidade a Liverpool.

Anos mais tarde, outro tipo de revolução trouxe o nome da cidade para os jornais. Graças à explosão musical que saiu dos seus bares/pubs e conquistou o Mundo. Diz-se que em nenhum outro lugar do Planeta se gerou tantas bandas de rock quanto esta. Há quem diga que o ‘M’ de Manchester significa ‘Música’. Os The Smiths, Bee Gees, Take That, Lisa Stanfield.

É uma das mais progressivas cidades da história. À medida que o tempo passa continua a reinventar-se a si mesma, o que se comprova pela estupenda combinação de antigo e moderno por toda a cidade, com edifícios vitorianos a contrastarem com modernas obras-primas em vidro.

A Tua Cara Não Me É Estranha @ 2




[ "It's All Coming Back To Me Now", Céline Dion na pele de Luciana Abreu ]

A Céline Dion é a minha diva musical, é a minha cantora preferida. E devo dizer que a Luciana Abreu conseguiu brilhar, mais uma vez, no palco d'A Tua Cara Não Me É Estranha. Estive atenta. Fez-me não tirar os olhos do ecrã. Mereceu a vitória. O que ela melhor sabe fazer, de facto, é cantar. Se ela no fim for a grande vencedora do programa, como foi o João Paulo Rodrigues na primeira edição, não me vai espantar... nada.

6.4.12

Com a sobrinha

Tenho a minha sobrinha cá em casa. :D

4.4.12

Só mais um dia de trabalho.

Como eu gosto de semanas assim... curtas!
Vou aproveitar o feriado (sexta-feira santa) para postar algumas fotos da minha mini-viagem de há dias atrás.

1.4.12

The Descendants

Realização: Alexander Payne
Actores: George Clooney, Shailene Woodley, Amara Miller
Género: Comédia, Drama
Lançamento: 2011

[ Decorre de uma maneira agradável de início ao fim. ]

Matt King é um marido indiferente e um pai ausente. Após o acidente de barco que a sua mulher sofre em Waikiki, no Hawai, é forçado a abraçar o futuro de maneira diferente. Ele tem de entrar em acção, tem de tomar conta das duas filhas. Com o trágico acontecimento conseguem a aproximação um dos outros. As miúdas vão ajudá-lo a seguir o caminho que tem pela frente, vão ajudá-lo na difícil decisão de vender um terreno herdado pela família. Eles vão passar a estar em união.

Esta história mostra o quão insignificantes e impotentes somos nas situações difíceis que a vida nos apresenta, e que o dinheiro não resolve todos os problemas. Foi o filme em que gostei mais de ver o Clooney a representar. A sensibilidade da personagem fica-lhe muito bem. É um filme que traz reflexões porque foi feito em prol de uma morte. Mas falando de coisas mais agradáveis, por uns segundos tive inveja de não ser a Julie Speer.