13.3.12

Isto é a Suíça.

Houve um referendo, no domingo passado, neste país helvético. Os suíços rejeitaram a iniciativa das "seis semanas de férias" para os trabalhadores. Desde 1984 que na Suíça se usufrui de 4 semanas de férias pagas por ano, mas em muitos sectores oferecem 5 semanas, que é o meu caso, eu pertenço àqueles que têm direito (ou sorte) a 5 semanas anuais. E eu concordo com o povo daqui, a medida não era necessária, nem aconselhável. Os suíços em momentos de decisões são inteligentes, sabem medir as consequências. A produtividade iria diminuir. Seria insustentável para as pequenas e médias empresas.

Em contrapartida foi aprovada a exigência de que não mais de 20% dos imóveis residenciais de qualquer cidade ou vila possam ser vendidos para ser casas de temporada. E aqui também estou de acordo com a população helvética. A medida aponta preservar recursos naturais e evitar preços altos nos imóveis e deverá afectar principalmente estrangeiros ricos, que costumam comprar chalés para usar durante férias e feriados. Em toda a Suíça 12% dos imóveis têm ocupação apenas temporária. É uma percentagem relativamente elevada.

2 comentários:

Mia disse...

5 semanas já é muito bom ;)

Por isso que vens cá tantas vezes :))

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Num país assim é que eu deveria viver. A ver se me mudo para a Alemanha em breve. Já estou à procura de uma professora para me ensinar alemão. Vou arriscar.