6.4.09

História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar

[ Zorbas, o gato grande, preto e gordo @ by Luís Sepúlveda ]

Trago-vos a história de Zorbas, um gato grande, preto e gordo. Um dia, uma gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr. Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Tudo isto com a ajuda dos seus amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, dado que, como se verá, a tarefa não é fácil, sobretudo para um bando de gatos mais habituados a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo (Alemanha), do que a fazer de pais de uma gaivota…

É um livro delicioso e comovente que nos conta uma história para qualquer pessoa. É certo que uma criança apenas vai apreciar uma história bem construída mas um adulto consegue arrancar algo mais. É uma fábula onde os animais falavam, e é principalmente através dos gatos, da gaivota, e de ratos que o escritor chileno Luís Sepúlveda oferece algumas lições importantes a nós seres humanos. Oferece-nos uma singela lição de sobrevivência, uma lição de fidelidade e de honrar os compromissos que aceitamos fazer. O autor ainda aborda a temática da poluição, da Mancha Negra que originou toda a drama desta obra.

3 comentários:

clipsdevidro disse...

É realmente um livro surpreendente, também já li e gostei imenso.Sabes,cada vez mais acho que as grandes histórias estão nos "pequenos" livros.

dragao vila pouca disse...

Ainda não li,mas vou ler, até porque o Sepúlveda faz parte dos meus preferidos.

Beijinhos e obrigado pela força -resultou -para Manchester

Anónimo disse...

Fiquei interressada na obra.