Em Fevereiro quando fui ao concerto da Carminho a Zurique, aproveitei a ida para passear um bocado por aquelas bandas. Fiquei lá o fim-de-semana. Sair de casa, manter-me ocupada tem-me feito bem emocionalmente. Acho que nunca falei/mostrei aqui nada sobre esta cidade em si (???), ela é a maior e mais conhecida da Suíça mas não é assim grande coisa... não me enche o olho.
O Landesmuseum (Museu Nacional) abriga a maior coleção histórica e cultural da Suíça. Atrás das suas paredes centenárias a história ganha vida enquanto os visitantes conhecem a maneira de viver, pensar e sentir das gerações helvéticas anteriores. Parace um castelo de conto de fadas, não parece? Fica localizado num lugar que não podia ser mais central, ao lado estação ferroviária principal.
Qualquer passeio pelo centro de Zurique é mais bem aproveitado a pé e a partir da Hauptbahnhof (estação ferroviária principal). Isso porque as duas principais ruas, tanto a Limmatquai quanto a Bahnhofstrasse partem dali.
A Limmatquai é a rua do passeio ao longo do rio Limmat com bares, lojas e restaurantes. A Bahnhofstrasse é a rua do comércio.
O rio Limmat cruza a cidade e… termina no Zürichsee (Lago de Zurique).
A arquitectura medieval funde-se com o estilo contemporâneo.
Com lugar habitual no Top 3 das cidades com melhor qualidade de vida, o ar limpo e a ausência de multidões de Zurique é um bónus para quem a visita! Isto digo eu, que não gosto de confusões.
Um fino pináculo turquesa rasga a paisagem urbana: Grüezi Fraumünster! Uma visão deslumbrante, quer o sol brilhe ou não, este é um dos pontos de referência inequívoco no horizonte de Zurique. Esta foi em tempos um convento para senhoras aristocráticas vindas do Sul da Alemanha.
A Grossmünster, com a sua carecterística das torres gémeas são outro ponto de referência de Zurique. Ela ergue-se alta sobre os túmulos de Félix e Regula, os santos padroeiros da cidade, assim como Exuperantius. Quem gostar de vistas panorâmicas e não sofrer de claustrofóbia, vale a pena subir a escadaria até ao topo, as vistas são fantásticas! Ja subi. Numa outra ocasião. Conta juntamente com a Fraumünster e a Igreja de St. Peter (ver na foto abaixo) como as principais igrejas da cidade.
Casas de brinquedo, torres e um céu imenso descrevem esta cidade que parece saída de um livro de histórias. Mas é só isso. Para mim, claro. E já agora, os eléctricos são o meio de transporte mais popular em Zurique, servindo a maioria das zonas da cidade.
3 comentários:
Uauuu, que belo passeio!
Já viajei um pouquinho por aqui...
Isabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
A única coisa que conheço de Zurique é o aeroporto mesmo! E, mesmo assim, muitas memórias foram-se apagando dado que foi uma das minhas primeiras idas à Suíça, ou seja, há uns 7/8 anos, mais ou menos... ainda por cima cheguei de noite!
Zurique parece ser uma cidade bonita :) Gostava de a conhecer bem melhor, talvez da próxima que vá para essas bandas...
http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/
Enviar um comentário