29.11.11

A ida a Roma (Day 2)

Costuma-se dizer que quem tem boca vai a Roma, e quem é turista procura informações turísticas, e foi o nosso caso. Tínhamos lido sobre o Roma Pass e nem tivemos de sair de 'casa' para o comprar. O proprietário do Bed & Breakfast em que ficámos tem os packs à venda lá. Trata-se de um cartão combinado com atracções turísticas e transporte público (bus, eléctrico, metro). O de três dias custa 25€ e é válido a partir do momento que é utilizado pela primeira vez. Tem como vantagem as duas primeiras entradas em museus serem grátis, e descontos noutras. É uma mais valia para quem fica pelo menos três dias. No pacote traz um mapa sobre a cidade, com as linhas de metro, os números dos autocarros, os pontos de interesse, incluindo os museus. Este Pass também pode ser reservado pela Internet e levantado nos Pontos de Informação Turística em Roma.

Il Colosseo

Com isto, decidimos que íamos gastar a nossa primeira entrada à borlix com o Coliseu, que é das mais caras, 12€, e dá também para entrar no Palatino e no Fórum Romano. E lá fomos nós, até à estação Ottaviano "San Pietro" para nos estrearmos no metro. Fomos, mudámos na Termini da linha vermelha para a azul, e saímos na segunda paragem. Estávamos às portas do Coliseu. E que coisa mais acertada que fizemos com o Roma Pass! Permitiu-nos ultrapassar as imensas e desesperantes filas para as bilheteiras, uma vez que existe uma entrada exclusiva para portadores do Roma Pass. Em menos de dois minutos estávamos dentro do Coliseu. Uma das sete maravilhas do Mundo. O mais belo e imponente monumento da época imperial romana.

Il Colosseo
 
Um espetacular estádio feito para divertir uma multidão de até 55 mil pessoas, palco das características formas de diversão romana, que diferentemente dos gregos, que faziam anfiteatros para apresentar teatro e música, servia como palco de lutas sangrentas de gladiadores, homens contra homens e homens contra animais selvagens. Dentro da obra podemos circular nos principais corredores e apreciar as vistas à distância.

Arco di Costantino
 
Ao lado do Coliseu, como se dele fizesse parte, fica o Arco de Constantino, construído com a finalidade de celebrar vitórias. 

Il Foro Romano

O Palatino é o de uma das sete colinas de Roma e turisticamente falando é um grande museu ao ar livre, o lugar onde estão o Circo Máximo e o Fórum Romano e a residência de imperadores como César Augusto, Tibério e Domiciano. 

Il Foro Romano

A Via Sacra é a avenida central do Fórum Romano, a qual une alguns dos pontos mais importantes de todo o complexo que vai do topo da Colina Capitolina até o Coliseu.
Passear pelo Fórum Romano é a maneira mais impressionante e marcante de conhecer como era a vida da antiga Roma, a importância de Roma durante séculos no mundo. Os vestígios mais antigos de Roma encontram-se aqui.

Il Circo Massimo
 
O Circo Máximo foi uma arena antiga e local de entretenimento. Inicialmente foi utilizado pelos reis etruscos. Dizem que aquilo actualmente é um parque, mas de parque não vi nada. Encontrámos o recinto com equipamentos militares. Foi uma desilusão autêntica. 

Bocca della Verità
Não muito longe encontra-se esta célebre máscara que representa o Deus do Oceano: Bocca della Verità. É uma espécie de juiz, um detector de mentiras! Começou por detectar infidelidades conjugais. Os suspeitos metiam a mão dentro da boca da figura e esta poderia abatê-la em caso de culpa. Fazia cá um jeitaço nos tempos que ocorrem! Fica na Igreja Santa Maria in Cosmedin, na Piazza Bocca della Verità.

Dali, entrámos num autocarro e fomos até à Piazza Venezia. Demos de caras com o colosssal Monumento Vittorino Emanuel II, o considerado o Pai da Pátria. Disso falarei noutra postagem. Este foi outro dia em cheio. Cheguei a 'casa' completamente rota.

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei Roma, tive lá este Verão e adorei :)

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Senti-me lá com este post.
Roma há-de ser o meu próximo destino de férias, lá fora.